Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

7ª edição do mercado rural "Cachico" animou a aldeia de Carção ao longo do fim de semana

 Este ano, à semelhança das edições anteriores, contou com uma caminhada micológica, o concurso da maior abóbora, uma concentração de tratores e um magusto.


O mercado rural, Cachico em Carção, voltou a animar a aldeia do concelho de Vimioso ao longo do fim de semana.

O certame, que vai já na sétima edição, tem como objetivo valorizar os produtos da terra sendo a maioria dos expositores oriundos da aldeia e das localidades vizinhas.

Manuela Rosário é proprietária da “escorropicha”, uma marca de licores já bem conhecida pela população do concelho de Vimioso. Manuela Rosário destacou que está presente neste mercado desde a primeira edição e garante que beneficio “há sempre.”

“Há sempre pessoas que vêm de fora, desde os caçadores, os emigrantes e portanto, essa parte também é importante. No fundo é o mercado da saudade, onde as pessoas vêm ter connosco. A nível de vendas também se faz bom negócio e sobretudo, muitos contactos que são também importantes para o negócio”.

Alexandra Veiga participou, pela primeira vez, no mercado. Expôs produtos característicos da aldeia e garantiu que a experiência “superou as expectativas”. “Há muita gente, principalmente as pessoas que vêm de fora do nosso conselho e da nossa região.”

O presidente da junta de freguesia, Daniel Ramos, destacou que o mercado já faz parte da agenda cultural do concelho e sublinhou que nem o mau tempo travou a participação das pessoas nas atividades programadas. “Traz-nos animação numa altura do ano em que é mais deprimida e conseguimos arrastar as pessoas cá em dias chuvosos como hoje. Acho que é muito importante aqui para a aldeia, o evento. Naturalmente, neste momento, o Cachico já faz parte das festas de Carção. Tal como as festas de verão, toda a gente está à espera do Cachico e marca a suas férias para esta altura. Ontem à noite foi prova disso. Tínhamos aqui muita gente. e mesmo com estas condições conseguimos encher este pavilhão”

O mercado Rural cachico, deve o nome à expressão local “mais um bocado”. Este certame decorre sempre durante o terceiro fim de semana do mês de novembro. Este ano, à semelhança das edições anteriores, contou com uma caminhada micológica, o concurso da maior abobora, uma concentração de tratores e um magusto.

Escrito por Brigantia.
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário