Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Palaçoulo inaugurou o Caramonium Fest para homenagear as tradições locais

 O festival dedicado à cultura e tradições locais da freguesia mais industrializada de Portugal, decorreu ao longo de sábado


Em Palaçoulo, no concelho de Miranda do Douro, os caramonos e a tanoaria estiveram em destaque. A aldeia mais industrializada do país celebrou, ao longo de sábado, as tradições e rituais da aldeia, juntando a modernidade aos tempos antigos com a primeira edição do Caramonium Fest.

Para quem visitou a freguesia e participou, esta foi uma experiência a repetir. “Estou agradavelmente surpreso. No final este convívio e estas tainadas, estas petiscadas, é ouro sobre azul”, disse um dos participantes do evento.

Outro participante referiu “está tudo maravilhoso, esta parte final, com o showcooking e vinhos top. É para Voltar”

Uma iniciativa que deixou o presidente de junta, Xavier Rodrigues, satisfeito por reviver os tempos antigos. “É muito bom para o Palaçoulo uma vez que traz muita gente, e acho uma boa iniciativa da Associação Caramonico a quem deixo os meus parabéns pela iniciativa. Eu já sou um bocadinho mais velho do que eles, e estou a recordar velhos tempos, brincadeiras, quando eu tinha oito, nove anos. É um reviver de tradições que havia antigamente”, disse.

A Caramonico - Associação para o Desenvolvimento Integrado de Palaçoulo, esteve a cargo da organização do festival. A presidente, Maria Buendia, afirma que o objetivo é dar continuidade ao festival. “Nós quisemos começar com essa ideia de aldeia mais industrializada do país. Temos a capacidade de fazer algo e pensamos em pegar na nossa cultura e no património cultural e material que temos, pegar em todas as tradições possíveis e fazer um evento onde consigamos que isto não se perca. É o nosso objetivo agora que isto continue, se mantenha e crie uma nova tradição”, frisou.

Palaçoulo inaugurou o Caramoinum Fest, um festival dedicado à cultura e tradições locais da freguesia mais industrializada de Portugal, muito conhecida pela tanoaria. O festival decorreu durante o sábado e contou com uma jornada micológica, showcooking, prova de vinhos, a procissão do caramono e muita animação musical.

Escrito por Brigantia.
Foto: Caramonico
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário