Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 11 de novembro de 2025

Programa Alcateia 2025-2035 entra agora em fase de implementação

 Na sequência do último ataque de lobos, depois de terminada a consulta pública do Programa Alcateia 2025-2035, o próximo passo será colocar em prática um conjunto de ações concretas no terreno, como anunciou Sandra Sarmento, diretora regional do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF):


O programa estabelece um novo ciclo de medidas de proteção e restauro ecológico da população de lobo-ibérico em Portugal para os próximos dez anos, prevendo financiamento para projetos e iniciativas que garantam a sua implementação efetiva.

Entre as medidas apresentadas está a atualização do valor das indemnizações por prejuízos atribuídos ao lobo, o acompanhamento aos produtores de gado afetados por ataques, a implementação de medidas preventivas, bem como a aplicação de orientações essenciais para a conservação da espécie e dos seus habitats.

Sempre que ocorre um ataque, técnicos do ICNF são deslocados ao local para avaliar a origem dos danos, como explicou a diretora regional:

Apesar disso, muitos pastores continuam a queixar-se de que os valores pagos são insuficientes face aos prejuízos significativos que têm vindo a registar. Cada vez são mais frequentes, e têm causado preocupação entre os pastores da região, que descrevem a situação como “uma calamidade”.

De acordo com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entre 25 de julho e 2 de outubro foram registados 22 ataques de lobos no Planalto Mirandês, que afetaram 113 animais e mataram 83, “sendo a grande maioria (107) ovinos”, refere a Lusa.

O lobo ibérico é uma espécie protegida classificada como “em perigo”.

Na passada quarta-feira, o Governo aprovou uma revisão do regime de proteção do lobo ibérico, com o objetivo de atualizar as regras de indemnização aos produtores pecuários.

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, afirmou à Lusa, que “em algumas zonas do país, como na região de Trás-os-Montes, têm crescido os ataques de lobo ibérico a animais de explorações e produções pecuárias”, reforçando que a atualização visa “proteger um animal raro, sem deixar de apoiar os produtores que estão na linha da frente desta convivência difícil”.

Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário