quarta-feira, 16 de maio de 2012

Agência do Vale do Tua não aceita paragem das obras da barragem


O presidente da Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua, acredita que vai ser possível compatibilizar a barragem com o estatuto de Património Mundial do Alto Douro Vinhateiro.Artur Cascarejo convocou uma conferência de imprensa para dizer que nem lhe passa pela cabeça que a barragem possa ser parada.  
“Nem nos passa pela cabeça que depois de tanto trabalho e de todo o investimento no projecto integrado de desenvolvimento regional haja uma marcha-atrás neste processo” refere, acrescentando que “eu acredito que a UNESCO, em conjunto com o Governo Português e com a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, encontraremos uma solução para compatibilizar estes dois bens”.
Artur Cascarejo falava em nome dos cinco autarcas dos concelhos abrangidos pela barragem do Tua: Alijó, Carrazeda, Mirandela, Murça e Vila Flor.
O presidente da Agência de Desenvolvimento do Vale do Tua assegura que o aproveitamento hidroeléctrico não choca com a classificação do Alto Douro Vinhateiro.“Este empreendimento é perfeitamente compatível com a classificação do Alto Douro Vinhateiro porque 99% do empreendimento está fora do Património da Humanidade” lembra. 
“A única parte que está dentro, que é a central, foi perfeitamente disfarçada em termos de integração paisagista pelo arquitecto Souto Moura” salienta.O Ministério do Ambiente entende que “nada no relatório da UNESCO põe em causa a classificação” do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial e que vai preparar um novo relatório para responder às dúvidas do Comité do Património Mundial da UNESCO.
O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, considerou “razoável que a UNESCO apresente dúvidas” e admitiu ser “altamente desejável” a realização de uma missão conjunta de análise à situação da área de paisagem classificada.


Escrito por Ansiães (CIR)
in:brigantia.pt

1 comentário: