quinta-feira, 3 de maio de 2012

Associação Potrica, um exemplo de boas práticas culturais

Fundada há 5 anos, a Associação Potrica, Grupo de Acção Cultural do Nordeste Transmontano, tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas culturais na cidade de Macedo de Cavaleiros.
Centrando a sua actividade num território que se debate com graves problemas de desertificação humana, o grupo tem-se esforçado por promover eventos que cheguem de uma forma eficaz junto da população, trazendo a cultura para espaços públicos habitualmente não vocacionados para esse efeito. Assim aconteceu com “Pausa para a leitura” ou com o evento comemorativo que assinalou o centésimo aniversário de Miguel Torga, denominado “ Pão Torga e Poesia”, que foram as duas iniciativas da associação com maiores repercussões públicas através da comunicação social.

"A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem."
Ortega y Gasset


Tertúlias públicas, exposições, incentivo à leitura, teatro, ballet, workshops, um festival de vídeo documental, são alguns dos exemplo de actividades desenvolvidas ao longo dos últimos cinco anos pelo grupo de acção cultural do nordeste transmontano.
Em todas as iniciativas esteve sempre presente a preocupação de envolver a comunidade, socializando a cultura numa proposta que se pretende inovadora, democrática e criativa.
O grupo promove as suas iniciativas em parceria com o município, com empresas e com instituições locais, tendo recebido contributos de um leque tão variado de empresários que vão da actividade livreira até à restauração.

"A cultura não se herda, conquista-se."
André Malraux


A associação mantém também um jornal on-line que informa e actualiza a região do nordeste transmontano diariamente. O site é visitado por milhares de pessoas e é já uma referência na comunicação social de suporte unicamente digital. Tendo merecido atenção de uma jornalista que o estudou no âmbito da sua tese de mestrado.
in:noticiasdonordesteultimas.blogspot.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário