terça-feira, 8 de maio de 2012

Quebra na produção de cereja em Alfândega da Fé

Há menos cereja no concelho de Alfândega da Fé. Este ano, o frio dificultou o crescimento do fruto e alguns produtores deixarem as cerejas de variedades temporãs nas árvores, por não terem calibre para serem vendidas no mercado.
O presidente da Cooperativa de Alfândega da Fé, Eduardo Tavares, diz que ainda é cedo para contabilizar os prejuízos, mas não tem dúvidas de que há uma quebra na produção originada pelas condições climatéricas adversas. “No ano passado começámos a apanhar cereja desde 6 ou 7 de Maio.
Este ano, não antevemos começar antes do dia 15 deste mês. Nesta altura, os produtores que colhem variedades temporãs, nomeadamente nas encostas do Vale da Vilariça, já estavam a colher o fruto e o que acontece é que não o começaram a colher, porque tem um calibre muito pequeno”, salienta Eduardo Tavares.Nos pomares da Cooperativa estima-se uma produção entre as 50 e as 60 toneladas, que fica aquém da capacidade produtiva das cerejeiras.“Se fosse um bom ano podíamos chegar às 100 toneladas.
Vamos aguardar pelos mercados e pelos preços que os mercados nos vão propor, porque eventualmente devido à qualidade inferior e ao calibre menor dos frutos pode não compensar a apanha dos frutos”, teme Eduardo Tavares.Mas não foram só as variedades temporãs que foram afectadas pelo mau tempo.
As geadas também afectaram os frutos que amadurecem mais tarde. “Como tiveram uma floração um pouco mais tarde, foram também prejudicadas pelas geadas que vieram há cerca de duas ou três semanas e aí há mesmo uma quebra de produção”, realça o presidente da Cooperativa.
Agora os produtores de cereja anseiam que venha calor para que a cereja tenha boa qualidade para vender na Festa da Cereja de Alfândega da Fé, que decorre de 8 a 10 de Junho.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário