quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tampas que dão sorrisos

Trocar tampas de garrafas de plástico por material ortopédico que por sua vez se transforma em sorrisos nos rostos daqueles que mais precisam. É este o objectivo da campanha “Já deste muitas tampas?” que a Azimute, associação juvenil sem fins lucrativos com sede na aldeia de Portela, no concelho de Bragança, promove desde 2006.
Esta segunda-feira a Azimute entregou, no Mercado Municipal de Bragança, mais material ortopédico a várias instituições e pessoas que pediram ajuda. Patrícia Vaz, veio de Mirandela e não escondeu as lágrimas ao receber uma cadeira para dar banho à filha com 6 anos que tem paralisia cerebral.“Vai ser muito mais fácil dar banho à Beatriz. Vai fazer seis anos e até agora estava a tomar banho numa banheira de bebé. Ela está cada vez mais pesada, é impossível de dar banho. Isto vai melhorar e muito a vida da Beatriz. Houve muita gente e muitas instituições em Mirandela a angariar tampinhas para ajudar”, sublinhou. Além desta cadeira, cujas tampas foram angariadas através do Agrupamento de Escolas Luciano Cordeiro de Mirandela, foram distribuídas quatro cadeiras de rodas, quatro andarilhos, oito canadianas, uma cadeira de banho com rodas e uma tábua de transferência, no valor de cerca de mil e oitocentos euros.

João Cameira, presidente da Azimute lamenta que não seja possível dar resposta a todos os pedidos.“As instituições pedem-nos sempre muito mais do que aquilo que nós entregamos. Temos de fazer uma selecção e perceber quais as instituições ou particulares para quem é essencial o material pedido. Temos de fazer essa triagem…”, referiu.
Milhões de tampas que não são fáceis de transportar até Lousada, onde vão ser transformadas.“Este ano tivemos alguma dificuldade em fazer a entrega em Janeiro porque não tínhamos forma de transportar as tampas. Felizmente contactamos a Auto Estradas XXI que levou um camião cheio de tampas e a Nordi Higiene, uma empresa de Bragança que disponibilizou os sacos para facilitar o transporte até Lousada.
Nós temos um protocolo com o Aterro de Lousada, que é um centro reconhecido para transformar material valorizável. Entregamos as tampas lá, são pesadas e esse peso, conforme a cotação do plástico, é-nos dado um plafond para podermos gastar em material ortopédico”, contou.O material entregue esta semana  contemplou ainda a Fundação Betânia e o Centro Social e Paroquial de Rebordãos em Bragança e também o Centro de Saúde e o Agrupamento de Escolas de Vinhais.
Desde que começou a campanha em 2006 a Azimute já recolheu mais de 12 toneladas de tampas que significaram mais de 10 mi euros de material ortopédico.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário