quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Vinhos e temperaturas


Normalmente bebe-se o vinho branco demasiado gelado e é assim que ele é degustado por uma grande maioria de apreciadores. Esta ideia é contrariada pela generalidade dos enólogos que, dizem, o facto de se beber o vinho branco fortemente gelado contraria a apreciação na sua plenitude, naturalmente porque nesse estado ficam inexpressivas algumas das características do vinho e, quem sabe, poderão as próprias papilas gustativas não reconhecer tão facilmente toda a variedade de gostos que o vinho branco proporciona.
Dizem os sabedores do tema "Vinhos" que um branco normal deverá ser servido a uma temperatura que ronde os dez graus centígrados. É evidente que, neste e noutros casos, o gosto de cada um tem de ser levado em conta, reconhecendo-se, contudo, que determinados parâmetros não devem ser ultrapassados, como o arrefecimento brusco em congelador.
Tal como os brancos, no que respeita a temperaturas, os tintos têm as suas regras para serem bebidos. Neste caso, entre os normais consumidores e mesmo em restaurantes ditos de qualidade superior, existe o hábito de se afirmar que os vinhos tintos devem ser bebidos à temperatura ambiente. Como facilmente se reparará, a temperatura varia precisamente de ambiente para ambiente. Sabem todos que, sobretudo no verão, há ambientes extremamente quentes e, por isso, não se aconselha a seguir aquela regra. Um bom tinto encorpado não deverá ser bebido a mais de vinte graus centígrados; um tinto jovem bebe-se bem a uma temperatura entre os treze e os quinze graus. De modo que, dependendo das situações climatéricas, não devem certos apreciadores chocar-se com um tinto ligeiramente arrefecido no frigorífico.
Relativamente aos vinhos generosos: um Porto Tawny e um Moscatel devem ser um pouco refrescados a uma temperatura que ande à volta dos doze graus centígrados. Um Porto Vintage aprecia-se muito bem a uma temperatura de dezoito graus, sensivelmente.
Sendo assim, os vinhos mais encorpados e pesados servir-se-ão, de preferência, no inverno e os mais leves no verão.

A.Fernando Vilela
in:jornal.netbila.net

Sem comentários:

Enviar um comentário