sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Associação distribui fruta gratuita às escolas durante ano letivo

Há uma semana que a Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana está a implementar o Regime de Fruta Escolar. O programa permite que as 1732 crianças que frequentam as 28 escolas públicas do 1º ciclo dos concelhos de Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Carrazeda de Ansiães, Alfândega da Fé e Vila Flor tenham gratuitamente, duas vezes por semana, até ao final do ano letivo, fruta e produtos hortícolas certificados.
 A intenção passa por "contribuir para a promoção de hábitos alimentares saudáveis a favor da saúde dos jovens e com vista à luta contra a obesidade e dessa forma permitir a redução dos custos sociais e económicos associados a regimes alimentares menos saudáveis", explica o secretário-geral da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana (AMTQT).
Duas vezes por semana, o lanche das crianças será enriquecido com uma peça de fruta, de entre um leque de escolhas onde estarão presentes a maçã, pêra, clementina, tangerina, laranja, banana, cerejas, uvas, ameixas e pêssegos e ainda dois produtos hortícolas: a cenoura e o tomate.
Este programa de regime de fruta escolar já está a ser implementado pela Associação, há três anos consecutivos, sendo caso único na região, dado que, isoladamente, os municípios têm maior dificuldade em poder executar os requisitos que são exigidos. "Estamos a falar de fruta que tem de ser certificada e ter como origem zonas de produção integrada", explica Manuel Miranda.
Para além disso, cada autarquia tem um número reduzido de alunos, pelo que "elaboramos um projeto que colocamos a concurso e que permitiu ganhar escala, envolvendo desta forma cerca de 1800 alunos" , acrescenta.
Este programa, instituído pela União Europeia, implica um investimento de 20 mil euros, financiado a 70% por fundos comunitários e os restantes 30% têm a contrapartida nacional a cargo do IFA (Instituto Financeiro da Agricultura e Pescas).

foto teresa cardoso/Arquivo JN
in:jn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário