sábado, 4 de julho de 2015

Projecto de Resolução contra introdução de portagens na A4 chumbado na Assembleia da República

Foi chumbado o Projecto de Resolução do Partido Ecologista Os Verdes contra a introdução de portagens na A4, esta tarde na Assembleia da República. Os deputados da maioria parlamentar, CDS e PSD votaram contra, tendo obtido os votos favoráveis do PS, PCP, Bloco de Esquerda e Partido Ecologista Os Verdes.
O chumbo desta proposta é encarado pela Comissão de Utentes como uma “incoerência”, uma vez que o Secretário de Estado dos Transportes garantiu que não haverá mais portagens na auto estrada transmontana mas os deputados parlamentares chumbaram a proposta. “As nossas dúvidas são levantadas por causa destas incoerências. 
O Secretário de Estado diz que não haverá mais introdução de portagens e, em seguida os grupos parlamentares do PSD e CDS chumbam um projecto de Resolução que vai ao encontro da não introdução de portagens na A4. 
Os grupos parlamentares dizem que é necessário portajar para pagar a factura e são defensores do princípio do utilizador/pagador. Há aqui uma incoerência entre o que o Secretário de Estado diz e o que os partidos que constituem governo defendem”, sublinha Nuno Filipe, da Comissão de Utentes. 
O representante deste grupo considera que o Secretário de Estado não acrescenta nada de novo, uma vez que o primeiro-ministro já tinha dito que as portagens seriam introduzidas em 2016. Em ano de legislativas, 
A Comissão de Utentes considera essencial garantir que as portagens não vão ser introduzidas, seja qual for o partido que vença as eleições. “O Secretário de Estado não dá por adquirido que não haja portagens após as eleições, não diz nada de novo. O primeiro-ministro apontou uma data de introdução de portagens para 2016 e o que o Secretário de Estado diz é que, nesta altura não serão introduzidas mais portagens. A garantia que queríamos da parte do governo era que, caso volte a ser governo na próxima legislatura, não existia introdução de portagens na A4. Isso deveria ficar definido em Diário da República e não ser apenas uma tomada de posição. 
A comissão de Utentes promete não baixar os braços na luta contra a introdução de portagens na auto estrada transmontana.O grupo está a pensar agendar uma reunião aberta à participação de todos os transmontanos e se for necessário, recorrer aos tribunais para lutar pelo não portajamento da A4. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário