Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Armando Martins Janeira homenageado na terra natal

Em Torre e Moncorvo, este sábado foi dia de homenagear a título póstumo um ilustre filho da terra. Trata-se de Armando Martins Janeira que foi embaixador em várias partes do mundo, destacando-se a estadia diplomática no Japão, entre 1952 e 1955 e entre 1964 e 1971.
Do trabalho do também escritor natural da aldeia de Felgueiras, é destacado o importante papel no reforço das relações luso-nipónicas.
 Isso mesmo recordou a Embaixatriz Ingrid Martins, viúva de Armando Martins Janeira. “O Armando procurou reestabelecer os contactos entre japoneses e portugueses desde o tempo dos navegadores”, refere. Para quem não conhece o diplomata moncorvense haverá agora oportunidade de se familiarizar com a figura, através de uma exposição com espólio do próprio patente na biblioteca municipal da vila. 
A homenagem a Armando Janeira pelo centenário do seu nascimento foi uma forma de relembrar a vida e a obra do diplomata. “É importante fazer esta evocação, porque se trata de uma personalidade não só com um carácter nacional e internacional mas também por ser um ilustre filho da terra”, refere o autarca de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves.
Na casa onde cresceu, foi descerrada uma placa evocativa e Armando Martins Janeira deu também nome a uma rua em Felgueiras. Durante as celebrações foi ainda apresentada uma fotobiografia do embaixador. 
A esposa revelou ainda que dois inéditos do autor deverão ser publicados em breve. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário