Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Festival da Lombada recebe muitos curiosos para assistir a recriação de tradições

Uma iniciativa que tem contribuído para manter vivas as tradições culturais, e ligadas ao trabalho agrícola, é assim que é caracterizado o festival de música e tradição da lombada, que decorreu entre esta sexta e domingo, em Palácios, Bragança.
De acordo com Raúl Tomé, da Associação Cultural, Recreativa e ambiental de Palácios, este evento contribuiu para evitar o desaparecimento dos tocadores e gaiteiros tradicionais daquela zona do concelho. “O objectivo da associação foi preservar, divulgar a música e a cultura da região da Lombada. Há 17 anos tínhamos 4 gaiteiros aqui na Lombada, agora temos 30”, salienta. 
O festival é preparado e organizado com o contributo dos habitantes da aldeia, que tem em permanência uma população de cerca de 30 pessoas. A iniciativa teve como pontos altos a recriação da cegada e da malha tradicionais de cereais, e ainda o 17.º encontro de gaiteiros e tocadores do Nordeste, iniciativa que está na génese do evento. 
A edição deste ano contou ainda com concertos, gastronomia e uma feira de Artesanato e Produtos da Terra. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário