segunda-feira, 28 de maio de 2018

Festival Literário de Bragança encerra com um balanço positivo

Chegou ao fim a quarta edição do Festival Literário de Bragança. Durante oito dias, o festival contou com a apresentação de livros, workshops, e actividades com escritores, jornalistas, cientistas e artistas plásticos num programa que se estendeu a espaços como os agrupamentos de escolas da cidade.
A vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Bragança, Fernanda Silva, faz um balanço positivo desta edição, e destaca duas iniciativas que poderão ser o mote para o próximo ano: “em primeiro lugar, a mobilização de diferentes literacias e de diferentes linguagens para comunicarmos a percepção do mundo” disse a vereadora da Cultura da câmara municipal de Bragança, Fernanda Silva.

Com mais de uma dezena de escritores transmontanos que integraram este ano o festival, a IV edição da iniciativa terminou com a apresentação da colectânea "Gentes e Lugares - Contos e Contas de Autores Transmontanos" e com a exposição do livro "Musicações de um Andarilho" de Roberto Chichorro. Sobre esta edição, Fernanda Silva destaca a maior participação por parte do público mais jovem: “estiveram jovens do primeiro dia, até ao último, nas sessões «À conversa com o escritor” acrescentou Fernanda Silva.

Atenta também ao interesse dos mais jovens para com o festival esteve a presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes, Maria Assunção Morais, que enalteceu a importância de se criar proximidade entre os escritores e este público:“é muito importante a proximidade dos escritores ao público jovem. As iniciativas de levar os escritores às escolas são de relevância máxima” enaltece Maria Assunção Morais, a presidente da Academia de Letras de Trás-os-Montes.

No próximo ano, segundo o que apontou Fernanda Silva, o festival trará as inovações que apresentou este ano e pretende-se que sejam introduzidas outras linguagens como a música e o teatro.

Escrito por Brigantia
Foto: Festival Literário de Bragança
Carina Alves


Sem comentários:

Enviar um comentário