sexta-feira, 8 de junho de 2018

Habitantes da localidade de Burga descontentes com a utilização de uma nova fonte de água

A população da Freguesia de Burga, no concelho de Macedo de Cavaleiros demonstrou-se descontente, ontem, com a ideia do Município Macedense de cortar a água de consumo da nascente da aldeia.
Segundo Rui Vilarinho, Vereador do Município, a água consumida pelos habitantes daquela localidade está imprópria para consumo, alegando que o fornecimento de uma água de qualidade é uma questão de saúde pública.

“A água que estão a consumir é imprópria, tem manganês e arsénio em quantidades elevadas. 

A água para abastecer a aldeia da Burga é resultante da instalação de um furo feito há alguns anos e que depois de várias análises efetuadas revela água própria para consumo humano. As pessoas por vezes não compreendem o porquê de não permitirmos que consumam a água imprópria mas há uma entidade gestora e reguladora que não o permite. É uma questão de saúde pública e nós temos o dever de explicar às pessoas que isto é algo necessário.
Penso que depois de conversarmos com a população, as pessoas compreenderam. Vamos resolver alguns pormenores e a seguir vai ser feita a ligação de forma normal.” 

Américo Costa, residente na aldeia de Burga, afirma que a água que vai ser posta à disposição da população está suja e ainda mais indigna de utilizar.

“Queriam cortar a água da nascente, de uma rede que temos há já 65 anos e queriam-nos pôr aqui outra água de um furo que ainda está mais imprópria do que a que temos consumido. É por isso que a população não ficou contente. O povo está de acordo a pagar, a receber outra água, mas que esteja em perfeitas condições e que toda a gente a possa consumir. 
Tenho fotografias em como esta nova água não está em condições, toda escura. Quando põem a bomba a trabalhar, a água cai dentro do depósito e essa água mistura-se e fica suja durante um dia ou dois.”

Devido à revolta dos moradores da aldeia, ontem não foi possível iniciar as ligações da água, mas ficou a garantia, do lado do Município, de que estas vão ser feitas em breve e de que já foram realizadas análises que demonstraram a viabilidade de consumo desta nova fonte de água.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário