Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 16 de maio de 2015

Memórias de Trás-os-Montes

Desengane-se quem pensa que nesta terra não existe energia eléctrica, abastecimento público de água a cobrir 100% dos habitantes e rede,quase, completa de saneamento básico. Desengane-se quem pensa que não temos gás da companhia, tal como nas grandes urbes. Desengane-se quem pensa que pelas ruas deambulam os burros e os animais selvagens. Desengane-se quem pensa que não temos teatro e cinema, musica, internet acessibilidades, escolas e ginásios, grandes superfícies comerciais e piscinas, courts de ténis, discotecas e vida noturna. Desengane-se quem pensa que somos “uns coitadinhos”.


Temos isso tudo e temos memória!
Temos gente, aldeias e cidades, campos verdejantes e cultura invejável. Temos tradições que preservamos e enobrecemos. Temos vida selvagem, rios límpidos e repletos de fauna, temos paisagem e, acima de tudo, temos orgulho na nossa terra. Somos hospedeiros e dizemos sempre "seja bem-vindo quem vier por bem".
Sermos hospedeiros não é o mesmo que sermos bons anfitriões!!!
Na mitologia grega, Anfitrião era marido de Alcmena, a mãe de Hércules. Enquanto Anfitrião estava na guerra de Tebas, Zeus tomou a sua forma para se deitar com Alcmena, e Hermes tomou a forma de seu escravo, Sósia, para ficar de guarda.
Com a gravidez de Alcmena, uma grande confusão foi criada, pois evidentemente, Anfitrião duvidou da fidelidade da esposa. No fim, tudo foi esclarecido por Zeus e Anfitrião ficou contente por ser marido de uma mulher escolhida do deus.
Daquela noite de amor nasceu o semideus Hércules. A partir daí, o termo anfitrião passou a ter o sentido de "aquele que recebe em casa".
Portanto, ANFITRIÃO é sinónimo de CORNO MANSO e FELIZ!
Os Transmontanos,  só são hospedeiros até que os visitantes mereçam. Um qualquer dia os paulinhos das feiras e os outros comilões do erário público, vão-se dar mal por estas bandas...

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário