Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Lenda do Tesouro de Mènones

Esta designação é corruptela de Men Nunes. Conta-se que um alfacinha, após as proverbiais três noites de sonhos coincidentes, se deslocou a Freixo, encontrando na Fonte de Mènones um tesouro, constituído por um menino de ouro maciço. Lá se verifica, ainda hoje, no seu interior o gaveto resultante duma pedra granítica remexida.
Exultando com o seu achado, o lisboeta deixou na fonte a seguinte quadra:


Adeus fonte de Men Nunes,
Quem te dever que te pague,
Que eu dentro de ti achei
O valor de uma cidade.


A narração informa ainda que alguém, passado bastante tempo, lá encontrou coberta com musgos, uma considerável bola de ouro.
in:g-sat.net

Sem comentários:

Enviar um comentário