Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ASCUDT inaugurada

Um dia depois de comemorar os 18 anos de existência, a Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes (ASCUDT) inaugurou, no dia 20 de Julho, a sua nova sede.
O equipamento, que acolhe 34 utentes, representa um investimento na ordem de 1,25 milhões de euros, co-financiados pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, sendo que a Câmara Municipal de Bragança cedeu, em regime de comodato, o terreno para a construção e contribuiu com 215 mil euros.
Durante a cerimónia que contou com a presença do Bispo da Diocese Bragança – Miranda, D. António Montes Moreira, e do secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Dr. Marco António da Costa, o Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Eng.º António Jorge Nunes, mostrou-se satisfeito com a inauguração deste novo equipamento e recordou que “a partilha de recursos ao nível das instituições é muito importante, sendo que têm que se encontrar mais soluções de ajuda”.

O autarca reforçou, também, a ideia de que “cuidar da sustentabilidade destas instituições, uma vez que o custo médio por utente é de mil euros, sendo que o Estado paga 35 por cento, ficando o restante valor a cargo dos utentes que não dispõem de rendimento compatível”. Salientou, ainda, a necessidade de adequação do quadro normativo de exigências às IPSS, de modo a garantir equilíbrio e sustentabilidade das instituições face ao momento de crise que se atravessa.
Uma ideia também “defendida” pelo secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Dr. Marco António da Costa, que sublinhou que o Governo está a efectuar uma “avaliação no terreno com as IPSS e as Misericórdias, de forma a garantir a sustentabilidade das instituições existentes e das obras que estão a ser feitas e do seu funcionamento futuro”.
O Presidente da direcção da instituição, Rui Coelho, recordou que as novas instalações permitem, agora, acolher mais utentes, sendo, por isso, “uma mais-valia para a ASCUDT e para a população do distrito”.
De referir que a ASCUDT foi fundada em 1993 e conta, actualmente, com cerca de 780 associados.
in:cm-braganca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário