Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 31 de julho de 2011

“Trás-os-Montes e Alto Douro - Mosaico de Ciência e Cultura”

A Freguesia de Lagoaça, do Município de Freixo de Espada-à-Cinta, está a comemorar os 725 anos da criação a antigo concelho com a concessão de foral. Por isso, o seu Presidente, Carlos Novais, decidiu com os freixanistas, António Neto e Armando Palavras, dar corpo a projecto cultural e editorial arrojado, publicando um livro sobre a História de Lagoaça e enriquecido com outros contributos de escritores e personalidades transmontanas e durienses. O projecto, que nasceu em meados de 2010, assentou no querer destes três personagens, sendo o empresário António Neto Presidente da Comissão de Festas e o historiador Armando Palavras Coordenador do livro comemorativo, “Trás-os-Montes e Alto Douro - Mosaico de Ciência e Cultura”. O livro com 400 páginas e bastantes fotos tem textos inéditos de 73 escritores transmontanos, como Nadir Afonso, António Barreto, Pires Cabral, Adriano Moreira e Barroso da Fonte, entre outros. Um dado curioso foi constatar-se que grande parte das personalidades, autores de textos, pertencerem à Academia de Letras de Bragança que foi concebida, quando este projecto estava em marcha. Os membros da Academia, convidados para o livro antológico, acabaram por aparecerem com um projecto de escrita, ao que consta, bastante similar. Sente-se alguma estranheza o facto do livro sair um mês antes do publicado por Lagoaça e parece, pelo menos a quem está de fora, uma tentativa de lhe retirar protagonismo. Lagoaça, na sua pequenez e sonho, apenas quis celebrar uma efeméride e a nossa cultura não é couto de ninguém, mas património de todos nós. Certo é que o livro “Trás-os-Montes e Alto Douro - Mosaico de Ciência e Cultura”, com 10.000 exemplares, já foi apresentado com sucesso, na Casa de Trás-os-Montes em Lisboa dia 14 de Julho. Na Casa Transmontano-duriense do Porto, dia 16, o lançamento, teve uma grande enchente com a presença dos Presidentes do Município de Freixo e da Junta de Freguesia de Lagoaça, bem como de António Neto e Armando Palavras. Dia 10 de Setembro será a apresentação em Lagoaça com festa de arromba. E já foi disponibilizada a Casa Regional em Braga para mais uma apresentação, em Outubro ou Novembro. O livro é um marco no panorama de escrita colectiva da nossa região e um exemplo a seguir. Se tiver oportunidade em adquiri-lo não hesite porque se vai esgotar rapidamente. 
Pode ser pedido a Armando Neto (rua Joaquim António de Aguiar, 275 - 4306-901 PORTO – 919735948 ou exoterra@sapo.pt).

Sem comentários:

Enviar um comentário