Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bragança - Santos Mártires ensina crianças a poupar

Ensinar as crianças o valor do dinheiro e algumas formas simples de poupar. É o objectivo do programa “O Senhor Mealheiro ensina a poupar e a Investir”, que está a ser desenvolvido no Centro Social e Paroquial dos Santos Mártires, em Bragança, e no pólo escolar da Sé.
Em tempo de crise, é preciso poupar. E tudo serve para juntar mais umas moedinhas ao mealheiro.

Foi esta a lição que as crianças do pré-escolar dos Santos Mártires aprenderam esta quinta-feira.
Tudo para poupar…”dinheiro”, diz Diogo, que garante que junta “dinheiro no peto para comprar livros, brinquedos, chocolates”. Já Lara diz que em casa desliga “tudo”, da luz à água, para ajudar os pais a poupar. O dinheiro que vai juntando no peto “é para comprar brinquedos para o Natal”.
Vítor Costa é economista do programa CLDS Projecto Inovar e participar para incluir.

E diz que os objectivos destas cinco sessões são simples.
“Depois de pintarem, recortarem as notas e as moedas, vêem a diferença entre elas, para perceberem que uma nota de 50 vale mais do que uma de 5. O mesmo com as moedas. Poupando muitas podem comprar aquilo que querem.”
Vítor Costa explicou também às crianças alguns exemplos práticos de poupança.

“Uma forma muito prática é, por exemplo, fechar a luz, desligar a água enquanto lavam os dentes. Isso traduz-se em poupança para os pais, que, de uma forma simbólica, lhes podem dar uma moedinha no final do mês para colocarem no peto que fizeram aqui. É uma forma de materializarem esse dinheiro da poupança.”
Tudo para ajudar os pais a fazer face à crise.

Na próxima semana decorre a quinta e última sessão, com uma simulação de uma ao supermercado.
Escrito por Brigantia

in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário