Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

João de Deus Rodrigues recebe o Prémio Nacional de Poesia - 2011 Fernão de Magalhães Gonçalves

A Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro, de Lisboa, no passado dia 15 esteve em festa. De Chaves veio a Drª Manuela Morais propositadamente para fazer a apresentação do livro Homenagem ao Rio Sabor e entregar o  Prémio Nacional de Poesia - 2011 Fernão de Magalhães Gonçalves ao  autor galardoado João de Deus Rodrigues.
O Dr. Jorge Valadares, presidente da direcção da Casa, deu as  boas-vindas a todos os presentes e agradeceu o terem escolhido o local  para tal evento, lembrando que é essa uma das funções da Casa, servir  de apoio e alavanca a todas as boas causas da província de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Ladeada pelo escritor Dr. Pedro Teixeira da Mota e pelo Dr. Jorge  Valadares, a Drª Manuela Morais, da editora Tartaruga e instituidora  do Prémio Nacional de Poesia Fernão de Magalhães Gonçalves, que foi  seu dilecto marido; a  certa altura usou de forma convincente da  palavra para  justificar a atribuição do merecido prémio deste ano a João de Deus Rodrigues e fazer um esboço à volta do percurso biográfico de seu saudoso esposo.
Fernão de Magalhães Gonçalves (1943-1988) foi um insigne transmontano que se distinguiu como poeta, escritor, investigador e ensaísta, era  natural de Murça, aldeia de Jou. Leccionou em Murça, Vouzela, Porto, Chaves e nas Universidades de Granada (Espanha) e Seoul (Coreia do Sul).
Já o poeta João de Deus Rodrigues, aqui em diálogo com o Dr.  Valadares, a quem foi atribuído o Prémio e teve a presença dos muitos amigos e admiradores a felicitá-lo, é natural de Morais, Macedo de  Cavaleiros. Vive em Lisboa e nesta ocasião está a ultimar mais dois  livros: um de contos e outro sobre gado asinino, burros.
No final da cerimónia que reuniu muita gente, tendo por isso sido usada uma das salas maiores da casa, foi oferecido um "Porto" de honra a todos os presentes, "porto" com sabor real ao nosso Douro e Trás-os-Montes. Tudo em homenagem ao Rio Sabor.


Costa Pereira
in: jornal.netbila.net

Sem comentários:

Enviar um comentário