Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nunes preocupado com falta de chuva

As reservas de água de Bragança estão abaixo dos níveis normais para a época, devido à falta de chuva. Se não chover nos próximos meses o abastecimento de água no concelho pode ficar mesmo comprometido.   O presidente da Câmara de Bragança, Jorge Nunes, diz que a situação é preocupante. “Estamos num período bastante difícil. Durante o período de final de Outono e início de Inverno praticamente não choveu. Durante o mês de Janeiro a precipitação está nos níveis mais baixos dos últimos 60 anos, o que é preocupante.
Habitualmente em termos médios quer em Fevereiro, quer Março e Abril a precipitação já não é muito elevada. A situação é preocupante não só em termos de abastecimento público, mas também para a agricultura”, salienta o autarca.Jorge Nunes lembra que o problema da falta de água em Bragança já tem mais de 20 anos e afirma que só será resolvido com a construção da barragem de Veiguinhas.“Bragança tem um problema estrutural de abastecimento de água que se relaciona com a construção de uma segunda barragem.
Durante o período de final de Outono, Inverno e Primavera, em Bragança utilizamos sempre sistemas alternativos para durante esse período armazenar água na barragem de Serra Serrada para essa água abastecer a cidade em período seco. Se não chover o suficiente não haverá reposição dos níveis de água para alimentar os vários furos que existem para abastecer a parte rural, mas também pode não haver água suficiente para armazenar e responder a um período crítico”, realça Jorge Nunes.
O processo para a construção da barragem de Veiguinhas está em avaliação na Agência Portuguesa do Ambiente. Depois de terminado o período de discussão pública, Jorge Nunes aguarda agora uma resposta positiva.
Confrontado com esta situação, o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural não se quis pronunciar sobre o assunto. Daniel Campelo afirma que só falará sobre o assunto depois da Agência do Ambiente tomar uma decisão.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário