Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 8 de janeiro de 2012

“Pintura Interrogada”


Foto: site de Luís Gordillo

A exposição “Pintura Interrogada” do pintor espanhol Luís Gordillo vai estar patente ao público no Centro de arte Contemporânea Graça Morais em Bragança a partir do dia 14 de Janeiro.
Gordillo é reconhecido como “ um dos artistas espanhóis que melhor interpretou a arte pop nos anos 60, e cujo trabalho explorou a importância da série e da repetição como prática oficinal, devendo-se-lhe o interesse pelos significados e pela vinculação do pensamento e da experiência à expressão estética, numa original e rica perspectiva psicanalítica”.
Distinguido em Espanha com os prémios mais importantes, Luís Gordillo é um pintor que está representado nos principais museus europeus e norte-americanos.
A partir do dia 14 de Janeiro a exposição “Pintura Interrogada” poderá ser visitada no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais em Bragança.
O pintor:
Nasceu em Sevilha em 1934, sendo atualmente uma referência artística na criação pictórica espanhola das últimas décadas. 
Estudou Belas artes em Sevilha onde assimilou grande parte da sua linguagem pictórica e uma estética muito pessoal e invulgar.
Influenciado pelo Informalismo, pela Pop Art e pela Nova Figuração, Gordillo exprime uma comunicação de cores onde se detectam novos “discursos” que emanam fundamentalmente do seu interesse particular pela psicanálise, pela cinematografia e pela música.
Artista com um já longo percurso, nunca deixou de experimentar novas técnicas ou novos meios, facto que o levou ao desenvolvimento de uma complexo universo narrativo assente numa abstracção levada quase que ao extremo.
Em 2007 foi galardoado o Prémio com o prémio Velasquez para as Artes Plásticas, tendo ao longo da sua carreira sido contemplado com outros inúmeros prémios e reconhecimentos .


in:noticiasdonordesteultimas.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário