Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Miranda do Douro estreia em Março o documentário “Anquanto La Lhéngua fur Cantada”

No próximo dia 5 de Março, às 21h30, irá estrear no Auditório Municipal de Miranda do Douro o documentário de João Botelho “Anquanto la lhéngua fur Cantada”, dedicado à Terra de Miranda. Catarina Wallenstein conduz-nos nesta visita, acompanhada pelo acordeão de Gabriel Gomes. No dia seguinte o filme será exibido na Casa da Música, no Porto, uma sessão que contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Francisco José Viegas.
Este é um documentário com a chancela da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), que conclui a trilogia dedicada à região de Trás-os-Montes e Alto Douro. O desafio consistiu em convidar um cineasta oriundo desta região a deixar-nos a sua visão sobre a “sua” terra. Uma região rica e diversificada na cultura, na paisagem e no património, na qual, entre múltiplos factores, o histórico isolamento contribuiu para preservar usos e costumes que actualmente se constituem não apenas como elementos identitários, mas também como factores susceptíveis de potenciar o desenvolvimento social e económico.
No ano de 2007 a DRCN encomendou a João Botelho a realização de um documentário sobre a região do Douro e Miguel Torga, intitulado “A Terra antes do Céu”, foi apresentado em alguns festivais de cinema, designadamente DocLisboa, Panorama Lisboa, FID Marseille e Festival de Cine de Mar del Plata, na Argentina, tendo recebido elogios por parte da crítica especializada.
Posteriormente, a DRCN realizou um segundo documentário, desta vez dedicado à região do Barroso, uma outra zona de Trás-os-Montes muito peculiar, tanto do ponto de vista cultural como paisagístico. Este projecto veio a concretizar-se em 2009 com o surgimento do documentário “Para que este Mundo não Acabe”. À semelhança do anterior, a apresentação deste documentário em festivais cinematográficos trouxe notoriedade à região em causa, divulgando o seu património cultural e a sua riqueza paisagística.
No âmbito do projecto transfronteiriço Linha Mestre, foi realizado mais este documentário para completar a trilogia, desta vez dedicado à Terra de Miranda, também a cargo de João Botelho. A escolha desta região prendeu-se com o facto de, à semelhança das anteriores, nela podermos encontrar características culturais únicas que urge preservar e divulgar. Com a língua e a música mirandesa, “Anquanto la Lhéngua fur Cantada” leva-nos a viajar pelo Planalto Mirandês ao encontro dos seus artesãos, dos trajes de burel, dos pauliteiros de Miranda, do património religioso, dos castelos de fronteira e das fantásticas arribas do Douro.
A estreia acontecerá a 5 de Março, às 21h30, no Auditório Municipal de Miranda do Douro. No dia seguinte será a vez da Casa da Música apresentar o filme. Antes da exibição, que irá acontecer às 21h30, serão ainda apresentados os documentários “A Terra antes do Céu”, sobre Miguel Torga e o Douro, às 18h00 e “Para que este Mundo não Acabe”, sobre o Barroso, às 19h30. A entrada é livre.


FONTE: Câmara Municipal Miranda do Douro

1 comentário: