No próximo dia 5 de Março, às 21h30, irá estrear no Auditório Municipal de Miranda do Douro o documentário de João Botelho “Anquanto la lhéngua fur Cantada”, dedicado à Terra de Miranda. Catarina Wallenstein conduz-nos nesta visita, acompanhada pelo acordeão de Gabriel Gomes. No dia seguinte o filme será exibido na Casa da Música, no Porto, uma sessão que contará com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Francisco José Viegas.
Este é um documentário com a chancela da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), que conclui a trilogia dedicada à região de Trás-os-Montes e Alto Douro. O desafio consistiu em convidar um cineasta oriundo desta região a deixar-nos a sua visão sobre a “sua” terra. Uma região rica e diversificada na cultura, na paisagem e no património, na qual, entre múltiplos factores, o histórico isolamento contribuiu para preservar usos e costumes que actualmente se constituem não apenas como elementos identitários, mas também como factores susceptíveis de potenciar o desenvolvimento social e económico.
No ano de 2007 a DRCN encomendou a João Botelho a realização de um documentário sobre a região do Douro e Miguel Torga, intitulado “A Terra antes do Céu”, foi apresentado em alguns festivais de cinema, designadamente DocLisboa, Panorama Lisboa, FID Marseille e Festival de Cine de Mar del Plata, na Argentina, tendo recebido elogios por parte da crítica especializada.
Posteriormente, a DRCN realizou um segundo documentário, desta vez dedicado à região do Barroso, uma outra zona de Trás-os-Montes muito peculiar, tanto do ponto de vista cultural como paisagístico. Este projecto veio a concretizar-se em 2009 com o surgimento do documentário “Para que este Mundo não Acabe”. À semelhança do anterior, a apresentação deste documentário em festivais cinematográficos trouxe notoriedade à região em causa, divulgando o seu património cultural e a sua riqueza paisagística.
No âmbito do projecto transfronteiriço Linha Mestre, foi realizado mais este documentário para completar a trilogia, desta vez dedicado à Terra de Miranda, também a cargo de João Botelho. A escolha desta região prendeu-se com o facto de, à semelhança das anteriores, nela podermos encontrar características culturais únicas que urge preservar e divulgar. Com a língua e a música mirandesa, “Anquanto la Lhéngua fur Cantada” leva-nos a viajar pelo Planalto Mirandês ao encontro dos seus artesãos, dos trajes de burel, dos pauliteiros de Miranda, do património religioso, dos castelos de fronteira e das fantásticas arribas do Douro.
A estreia acontecerá a 5 de Março, às 21h30, no Auditório Municipal de Miranda do Douro. No dia seguinte será a vez da Casa da Música apresentar o filme. Antes da exibição, que irá acontecer às 21h30, serão ainda apresentados os documentários “A Terra antes do Céu”, sobre Miguel Torga e o Douro, às 18h00 e “Para que este Mundo não Acabe”, sobre o Barroso, às 19h30. A entrada é livre.
FONTE: Câmara Municipal Miranda do Douro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
http://www.youtube.com/watch?v=T2ZQmfLZTiE
ResponderEliminarUm abraço