Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

IPB desenvolve presunto inovador


O Instituto Politécnico de Bragança está a desenvolver produtos alimentares para serem comercializados por empresas locais. Depois da produção de salsichas frescas e de mantas secas e salgadas de cabra e ovelha, surge agora um novo projecto. O professor da Escola Superior Agrária, Alfredo Teixeira, realça que o desafio é ensaiar diferentes tipos de presunto.
“Neste momento temos um novo projecto, que é o Bisobicape, que no fundo é trabalhar três novos produtos, nomeadamente um novo presunto de porco de raça bísara, que vai ter um tratamento diferente do habitual, e também presunto de perna de ovelha e perna de cabra e também a produção de um paté destas duas carnes”, salienta o Professor do IPB.Alfredo Teixeira frisa que estes produtos são inovadores em Portugal e têm potencial de mercado.“Estamos ainda numa fase experimental, mas já com alguns resultados que já estamos a passar para a indústria, uma vez que estes são projectos em co-promoção. Ou seja, tem uma indústria associada. No processo anterior foram registadas duas marcas novas e esperamos que este novo projecto também proporcione o registo de novas marcas de produtos. Também será uma forma de nós valorizamos produtos que não entram dentro das marcas de qualidade registadas com DOP e IGP”, realça o investigador.
Alfredo Teixeira diz que o IPB faz estudos a pedido das empresas, mas também há desafios lançados pelos próprios investigadores. Este trabalho de investigação é para a empresa Bísaro Salsicharia, em Gimonde (Bragança), que pretende diversificar o leque de produtos comercializados.


Escrito por Brigantia (CIR)
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário