Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Caretos de Varge no VII Festival da Máscara Ibérica


Entre os dias 10 e 13 de Maio, em Lisboa, decorreu a sétima edição Festival Internacional Máscara Ibérica (FIMI). Uma iniciativa da PROGESTUR - Associação para o Desenvolvimento do Turismo Cultural, em parceria com a EGEAC - Empresa de gestão de equipamentos e animação cultural de Lisboa/Câmara Municipal de Lisboa.
O evento caracterizou-se por um diverso conjunto de ações, nomeadamente concertos e espetáculos de dança ao ar livre, mostras de produtos regionais e venda de artesanato. No entanto, o momento alto, do VII Grande Desfile Máscara Ibérica, aconteceu Sábado dia 12 de Maio, pelas 16h30, tendo início na Praça do Comércio e fim no Rossio. Este desfile contou com 24 grupos oriundos do Norte e Centro de Portugal, Galiza, León, Zamora, Cáceres, Astúrias, País Basco, Salamanca e ainda Ílhavo (PT), Piornal e Montehermoso de Cáceres (ES).
Em Trás-os-Montes, diversas são as aldeias, que abraçam ainda esta tradição pagã dos rituais das máscaras, entre as quais a aldeia de Varge, que ano após ano vai cumprindo a tradição da Festa dos Rapazes, com as tropelias dos caretos (rapazes solteiros mascarados), espalhando pelas ruas da aldeia o espírito festivo. De salientar que esta tradição já foi tema de livros e de trabalhos de investigação, inclusive, o ano passado, estiveram 4 alunas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa farolas como eles designam, durante um mês, fazendo um trabalho de campo sobre este ritual.
O desfile contou assim, com a participação dos gaiteiros e caretos de Varge, que animaram a capital portuguesa, e deixaram os lisboetas e turistas, que estavam de passagem, fascinados com a magia dos rituais de solstício de Inverno do Nordeste Transmontano. Já no dia oito haviam estado na antevisão do desfile na RTP1.
O próximo desfile será ainda este ano em Setembro, na cidade de Zamora, e mais uma vez, os gaiteiros e caretos de Varge irão estar presentes, dignificando e divulgando a cultura e a tradição nordestina da Festa do Rapazes.


in:noticiasdonordesteultimas.blogspot.pt

1 comentário:

  1. Sou um simples cidadão que esteve dia 10.05.2014 no "Desfile da Máscara Ibérica, Lisboa 2014”, venho agradecer a toda a organização, aos grupos culturais que participaram no desfile, à Câmara Municipal de Lisboa, entidades de Espanha, o trabalho e dedicação e o quanto nos proporcionaram, na divulgação ao mundo e aos portugueses, alguns dos traços culturais ibéricos mais bem guardados, com rituais ancestrais que tanto têm de religioso e mitológico como de profano, um tesouro esquecido e um tema que tanto é do meu agrado.

    Infelizmente…se estou enganado peço perdão !!!!!, mas pelo que me apercebi, as entidades oficiais Portuguesas (cultura) continuam de pé atrás nos apoios a estes eventos culturais, sendo a Espanha a custear com uma grande parte no apoio desta divulgação.....confesso que é triste por vezes ser cidadão neste País cheio de aberrações.

    Admiro este projeto, e o valor desta "Festa" estou certo que vão melhorar de ano para ano e possam dar uma referência a nível internacional, é bom para a cultura, é bom para a economia, é bom para todos.

    Também quero agradecer ao grupo de trabalho tanto de Portugal como da Espanha no estudo e candidatura no projeto Máscara Ibérica - "Candidatura a Património Imaterial da Humanidade", é uma aposta na cultura popular, em elementos que identificam e diferenciam o povo Ibérico, numa Europa desalinhada.

    -----------------------------
    https://www.flickr.com/photos/fontelima/sets/72157644591155536/

    ResponderEliminar