Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Fonte d`Aldeia organiza primeiro Festival de Cerveja Artesanal

Seis produtores de cerveja artesanal participaram no primeiro concurso ibérico dedicado a esta bebida, que decorreu este fim-de-semana em Fonte d` Aldeia, Miranda do Douro.
A iniciativa foi organizada pela associação local Sartigalhos Palgrinos, que é pioneira no fabrico de cerveja artesanal na região de Trás-os-Montes.
O presidente da Sartigalhos, Francisco Marques, diz que o objectivo deste evento é aliar a animação à promoção das cervejas artesanais produzidas em Portugal e Espanha.“Este festival surgiu para dar a conhecer os vários sabores de cerveja artesanais de quatro produtores nacionais e dois espanhóis.
Visitámos vários países da Europa onde se realizam estes festivais e quisemos também dar oportunidade a Portugal de ter um evento deste género”, realça Francisco Marques. A concurso estiveram 15 variedades de cerveja fabricada de modo artesanal e a vencedora foi mesmo uma marca espanhola, produzida na província de Castela.As cervejas foram avaliadas por um painel constituído por cinco provadores, entre eles Rui Valente, presidente do Clube de Coleccionismo Cervejeiro de Portugal.
Para o especialista em cerveja, esta bebida artesanal tem mais qualidade e começa a ser cada vez mais procurada no mercado.“A cerveja artesanal não tem aditivo é cem por cento natural. É totalmente diferente da cerveja industrial. Enquanto uma cerveja de fábrica dura um ano, uma cerveja artesanal pode durar dois. As pessoas procuram cerveja diferente, com outra qualidade, com outra textura. Mercado temos, mas para já é muito reduzido, fica-se pelos 0,5 por cento”, salienta Rui Valente.
Para já a cerveja produzida em Fonte d`Aldeia é apenas para festivais. O mestre da cerveja com o rótulo Sarti diz que por enquanto são produzidas pequenas quantidades. Abílio Fernandes garante que o que torna esta cerveja diferente são os ingredientes.“Água de Fonte d`Aldeia, malte, lúpulos, e nada mais, só coisas naturais. É tudo manual, desde as garrafas ao moinho de cereal”, conta Abílio Fernandes.
Pelo festival passaram portugueses e espanhóis, que enalteceram a qualidade das cervejas artesanais promovidas em Fonte d`Aldeia.Fonte d`Aldeia a receber o primeiro festival e concurso ibérico de cervejas artesanais.

in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário