Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Moimenta vai ter Museu do Contrabando

A Moimenta, no concelho de Vinhais, vai ter um museu dedicado ao contrabando, actividade que marcou o quotidiano desta aldeia raiana durante décadas.
O projecto resulta de uma candidatura aos programas geridos pela CoraNE e envolve um investimento de 18.367 euros, comparticipados em 11 mil por fundos comunitários.
O restante será assegurado pela Junta de Freguesia, que já é dona do imóvel onde vai nascer o museu, junto à sede da autarquia.
Para além de fotografias e documentos relacionados com o contrabando, a mostra será complementada com um vídeo de 10 minutos que focará as trocas comerciais que Portugal e Espanha tentavam travar.
As fronteiras caíram e há 20 anos que a Moimenta a Feira Franca arrasta centenas de portugueses e espanhóis ao concelho de Vinhais.
Foi o que aconteceu no passado sábado e domingo, com o sol a alternar com céu cinzento e chuva. Nada que demovesse os 100 participantes que percorreram os trilhos da Rota do Contrabando Ibérico, em BTT.
Para além da gastronomia na tasquinha de polvo à galega, dos feirantes e da mostra-venda de produtos da terra, é nos concursos de gado que a Feira Franca ganha força. Cão de Gado Transmontano, Cães de Raça Podengo e Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana estiveram em destaque, mobilizando dezenas de criadores e tratadores.
Na disputa dos ovinos, Evangelista Fernandes arrebatou o 1.º prémio em todas as categorias, à excepção da 1.ª Classe – Carneiros, que foi vencida por um exemplar de Fernando Rodrigues.
No rescaldo, o presidente da Junta de Freguesia da Moimenta, Duarte Pires, fala da Moimenta com orgulho, mas lamenta a falta de cobertura da TDT. “Se quisermos ter acesso à televisão, temos que pagar. Somos penalizados por estarmos no interior”, queixa-se o autarca.
Ao que foi possível apurar, a Câmara de Vinhais vai investir em nove emissores-receptores para assegurar a cobertura da TDT em todo o concelho, mesmo nas chamadas “zonas sombra”.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário