Mas nem todos têm a mesma certeza. Apesar de José Carrapatoso, o director da Escola Secundária Miguel Torga, que no próximo ano lectivo passará a integrar o Agrupamento Vertical de Santa Maria e oferta de ensino a nível do 2º Ciclo, ter afirmado ao Mensageiro de Bragança que os pais são sempre livres de escolher, mesmo a meio de um "ciclo", as escolas que pretendem que os seus filhos frequentem, Henrique Ferreira, Coordenador da equipa de revisão da carta educativa do concelho de Bragança, disse que, no interior do ciclo, a "renovação de matrícula é automática e com os Agrupamentos, em princípio, o aluno não deverá mudar". Segundo indicou, a "lógica da criação de Agrupamentos" é que apresentem uma oferta de formação para os alunos do pré-escolar ao 12º ano, terminando, deste modo, os chamados "ciclos" educativos.
A mudança de um Agrupamento para ouro, teoricamente, só será possível por razões de mudança de residência dos pais, ou "de algo que correu mal no percurso de aluno", ou do facto de não existirem ofertas formativas (áreas vocacionais) dentro do Agrupamento que frequentem.
Diversos pais já se manifestaram contra essa decisão que os coloca numa posição quase "definitiva" relativamente à educação escolar dos filhos.
Contudo, segundo José Carrapatoso, "os pais têm direito absoluto a escolher a Escola", disse, referindo que "o próprio boletim de matrícula tem que obrigatoriamente ter um campo onde os pais coloquem por ordem de preferência as escolas para onde querem levar os seus filhos, seja isso benéfico para a Miguel Torga, ou não seja".
O director desta escola acrescentou que "nunca houve nenhum aluno que quisesse sair que não saísse".
Para o responsável, esta escola acredita no seu projecto educativo e, por isso, também acredita que os pais têm todo o direito de a escolher. Apesar de José Carrapatoso afirmar que era um objectivo da Escola, há algum tempo anunciado, agregar o Centro Escolar de Santa Maria e passar a dispor de todos os níveis de ensino, foi o "Ministério da Educação, através da Direcção Regional de Educação do Norte e a autarquia" que concordaram e "tiveram uma posição unânime em relação à necessidade de criação da oferta de três agrupamentos verticais". "Eu reporto-me ao que disse o senhor Director Regional, no dia 19 de Abril, com as direcções.
Era que aquela era a proposta da Direcção Regional, que coincidia com a proposta da Câmara Municipal", acrescentou. No entanto, ainda actualmente, no Portal do Governo (www.portugal.gov.pt) as agregações publicadas, neste concelho, são apenas a do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal com o Agrupamento de Escolas Augusto Moreno e o Agrupamento de Escolas Abade de Baçal com a Escola Secundária Emídio Garcia, mesmo depois de duas versões da lista já publicadas.
Por: Ana Preto
in:mdb.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário