Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

CORTIÇOS, comarca de Torre de Moncorvo

1. Caracterização do concelho
1.1 Vila de Cortiços
1.2 Foral: de D. Manuel I de 4 de Agosto de 1517. Foro real é de S. Majestade. Paga cada morador da vila e lugar de Cernadele, 4 alqueires de centeio e 36 réis; a este foro andam unidos 2 prazos. Tudo rende anualmente 140.000 réis.
1.3 Freguesias/Lugares: cabeça do concelho de 2 lugares, Cernadelo e Romeu (Memória de Cortiços, concelho de Macedo de Cavaleiros).
1.4 Rendimento do concelho: consiste o rendimento em alguns prados, terras e montes que arrenda e com o incerto de coimas chega ordinariamente a 42.000 réis.
1.5 Outras referências
2. Senhorio e oficialato municipal
2.1 Senhorio: «É vila real, superior às vilas de Sesulfe, Vale de Asnes e Pinhovelo, no que respeita ao bastão de capitãomor » (Memória de Cortiços, concelho de Macedo de Cavaleiros).
2.2 Oficialato: câmara de 2 juízes ordinários, governam ambos, porém um é sempre da vila, outro dos lugares, 2 vereadores, 1 procurador, almotacés. «Fazem câmara sobre si sem sujeição a alguém» (Memória de Cortiços, concelho de Macedo de Cavaleiros), escrivão do geral e de tudo o mais. Capitão-mor, sargento-mor e 4 capitães de Ordenanças.
2.3 Modo de eleição do oficialato: «Juízes ordinários cuja eleição fazem os corregedores» (Memória de Cortiços, concelho de Macedo de Cavaleiros).
2.4 Sede/equipamentos municipais: tem casa de câmara, onde se fazem as audiências nas Terças e Sábados (Memória de Cortiços, concelho de Macedo de Cavaleiros).
2.5 Articulações: «Não é sujeita a justiça de alguma outra terra mais que ao Provedor e corregedor da comarca» (Memória de Cortiços, concelho de Macedo de Cavaleiros).
2.6 Outras referências: as vilas de Vale de Asnes, Sesulfe e Pinhovelo, estão sujeitas às Ordenanças de Cortiços.


Memórias Paroquiais 1758

Sem comentários:

Enviar um comentário