Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Miranda do Douro: Câmara cria Universidade Sénior como resposta social

A Câmara de Miranda do Douro vai criar uma Universidade Sénior (US) para um concelho em que o índice de envelhecimento começa a ser "preocupante".
"O projeto Universidade Sénior de Miranda do Douro é uma resposta social para pessoas com mais de 50 anos, tendo como objetivo manter os interessados ativos e interessados por diversas áreas de estudo do saber", disse hoje à agência Lusa o autarca de Miranda do Douro, Artur Nunes.
Os promotores da iniciativa pretendem com esta experiência social incrementar a "autoestima e gosto pela aprendizagem" em pessoas que ao longo da vida não tiveram um oportunidade de aprender um pouco mais e mesmo tempo proporcionar-lhes a ocupação dos tempos livres.
"A Universidade Sénior insere-se no âmbito da comunicação entre gerações e o intercâmbio de vivências e experiências, bem como no incentivo à transmissão de saberes, através do diálogo e das diferentes formas de expressão, sendo esta uma das áreas prioritárias ao nível de intervenção", acrescentou o autarca.
A autarquia nordestina tem como principal objetivo contribuir para a resolução de problemas que assumem proporções crescentes nos dias de hoje, tais como o problema do isolamento e da solidão, que provocam uma "deficiente" qualidade de vida no mundo rural.
Sendo este o "Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações" pretende-se com este projeto "sensibilizar" as pessoas para o valor do "envelhecimento ativo".
A Universidade Sénior de Miranda do Douro quer ainda dar destaque à língua e cultura mirandesa, contando para o efeito com um grupo de professores que, em regime de voluntariado, vão lecionar um leque de disciplinas relacionadas com estas temáticas.
A Universidade vai funcionar nas instalações deixadas vagas pelo Polo da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que funcionou durante cerca de uma década na cidade, chegando a ter um população estudantil superior a 300 alunos.

FYP.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário