Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Freixo de Espada à Cinta: Região do Douro é de baixa intensidade sísmica

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) caracterizou a região transfronteiriça do Douro como sendo área de "baixa intensidade sísmica", apesar de haver o registo de vários tremores de terra.
Segundo o INMG, o sismo de maior magnitude registado na região foi sentido em 1961, em Palaçoulo, concelho de Miranda do Douro, com uma magnitude de 5,5 na escala de Richter.
Um sismo de magnitude 3,4 na mesma escala foi sentido na terça-feira, às 23.05, na região transmontana de Freixo de Espada à Cinta.
"O epicentro do sismo foi registado a quatro quilómetros a noroeste de Freixo de Espada à Cinta", informou fonte do INMG.
A região em que o abalo sísmico foi registado fica situada em pleno Douro Internacional.
O sismo foi igualmente sentido nos concelhos vizinhos de Mogadouro, Torre de Moncorvo e Miranda do Douro e em povoações da vizinha Espanha, situadas junto ao rio Douro.
Segundo o técnico do INMG, há alguns registos de abalos sísmicos na região de Freixo de Espada à Cinta, Alfândega da Fé e Miranda do Douro. No entanto, as magnitudes variam e "não há registo de terem ultrapassado os 6,0 na escala de Richter".
"Estes sismos são saudáveis, já que é libertada energia acumulada na crosta terreste", acrescentou Paulo Alves.
O especialista avançou ainda que a carta neotectónica regista uma falha na região de Freixo de Espada à Cinta e que não está muito distante das falhas do vale da Vilariça.
"Esta zona não é tão ativa como a região de Lisboa ou outras áreas do sul do país”, concluiu.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário