Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

MIrandela - Município ajuda famílias em dificuldades

A Câmara Municipal de Mirandela vai ajudar as famílias que se encontram em dificuldade, devido à crise, a fazer face a despesas mensais de bens essenciais, como a electricidade, mas também o pagamento do crédito à habitação.
Trata-se de medidas “excepcionais e pontuais” previstas num Plano de Emergência Social (PES) com que a autarquia quer minimizar os impactos da crise que já afectaram “números recordes” de famílias neste concelho transmontano, segundo disse hoje à Lusa o presidente da Câmara, António Branco.
“Temos um número recorde de inscritos no RSI (Rendimento Social de Inserção) e temos de reagir”, afirmou António Branco, justificando a elaboração do PES com a necessidade de “flexibilizar o apoio às populações”.
As medidas previstas têm carácter “provisório” e o plano vigorará apenas temporariamente, enquanto as condições sociais o exigirem, adiantou o autarca.
Segundo explicou, o município já vinha prestando apoio social à população, mas “não tinha um mecanismo que lhe permitisse intervir com maior flexibilidade” e que agora é materializado neste documento.
O PES contempla seis medidas que vão do apoio na saúde, a isenção de custos com as crianças no pré-escolar, ao apoio no pagamento de renda da casa ou empréstimo bancário para habitação e de despesas domésticas, como facturas de água, electricidade e gás.

Plano vigorará temporariamente, enquanto as condições sociais o exigirem
O plano contempla ainda “outro tipo de apoios complementares” e “medidas de apoios não tipificados” que serão decididos e atribuídos de acordo com as situações concretas e em articulação com os parceiros da rede social do concelho.
As medidas de apoio incluem também protocolos com empresas para acolhimento de pessoas que se encontrem a beneficiar de prestações, como o RSI ou para estágios profissionais.
Os apoios previstos destinam-se a “estratos sociais em situação de comprovada de carência socioeconómica, que, por falta de meios, estão impossibilitados do acesso a bens e serviços básicos fundamentais para a melhoria da qualidade de vida”.
Outra condição é que os beneficiários têm de ser cidadãos nacionais e residirem no concelho de Mirandela há mais de três anos com carácter de permanência.
O presidente da Câmara revelou que “os números concretos” sobre a situação social do concelho serão apresentados, no dia 13, numa iniciativa que juntará os diferentes parceiros sociais.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário