Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Miranda do Douro: Inventariação do espólio do investigador António Maria Mourinho já está concluída

A inventariação do acervo cultural de António Maria Mourinho já está concluída, avançou a responsável pelo centro de estudos que se dedica a investigação e divulgação do legado daquele investigador transmontano.
"Não foi uma tarefa fácil concluir o estudo e inventariação do legado de uma das maiores figuras da cultura transmontada, dado que todo o legado se encontrava desorganizado", disse Olinda Santana, do Centro de Estudos "António Maria Mourinho".
O Centro de Estudos "António Maria Mourinho" foi criado em 2004, através de um protocolo estabelecido entre a Câmara de Miranda do Douro e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Tem-se dedicado a inventariação, catalogação e estudo do espólio daquele que é considerado "um dos maiores vultos da cultura transmontana".
"O arquivo de padre Mourinho é constituído por inúmeros manuscritos, fotografias, registos fonográficos, rolos fotográficos e material audiovisual", acrescentou Olinda Santana.
A também professora na UTAD acrescentou ainda que até ao final do ano será divulgado todo o catálogo do espólio do investigador da língua e cultura mirandesas.
"O Centro recebeu 83 volumes, nos quais estava armazenado todo o acervo cultural de António Maria Mourinho, tornando-se num arquivo erudito de um estudioso que sempre trabalhou em prol de uma causa: a língua e cultura mirandesas", frisou.
Segundo os investigadores, o espólio deixado por António Maria Mouro "é raro e único e não se encontra em nenhum outra parte".
"Há aspetos curiosos no arquivo de António Maria Mourinho. Nós pudemos verificar que os documentos são inicialmente escritos à mão, depois datilografados e só depois editados com prova, seja ela revista ou outra publicação, o que se traduz num quadro editorial fantástico", exemplificou a investigadora da UTAD.
Grande parte do acervo cultural de Antonio Mourinho está já ser disponibilizado na Internet, tornando-se "um elemento identitário da peculiar cultura e língua mirandesa e da Historia da toda a região do planalto mirandês" e que se estende desde Lagoaça (Freixo de Espada à Cinta) até Outeiro (Bragança).

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário