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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pinturas de Grão Vasco restauradas em Freixo

A Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN) concluiu o restauro de 16 pinturas quinhentistas atribuídas a Grão Vasco e que pertencem ao espólio da Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta.
“A intervenção no conjunto pictórico resultou de uma candidatura conjunta entre a DRCN e a Câmara de Freixo de Espada à Cinta, financiada pelo Programa Operacional do Norte (ON2) e que custou cerca de 57 mil euros”, disse fonte da DRCN.
Segundo o presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, José Santos, a intervenção peca por ser tardia. O autarca lembra ainda o papel da população local, que impediu que as telas saíssem da vila, temendo o seu futuro.
“Os quadros estiverem alguns anos encaixotados, sob pena de se degradarem, até que começam a ser intervencionados”, acrescentou o autarca.
Na intervenção foi ainda assegurada a conservação para o futuro deste “importante” espólio do século XVI.
A DRCN promove, agora, uma exposição e acesso público às pinturas quinhentistas da Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta, que se prolonga até 30 de Setembro.

“Os quadros estiverem alguns anos encaixotados, sob pena de se degradarem”
Esta mostra permite, antes da recolocação do conjunto na capela-mor, um acesso excepcional e privilegiado aos painéis, habitualmente colocados longe do olhar do visitante.
Ainda segundo a DRCN, as pinturas hoje expostas são originárias de um anterior retábulo quinhentista e estiveram integradas na talha barroca que reveste as ilhargas da capela-mor, datada dos finais do Século XVII, inícios do século XVIII, adaptadas em quatro fiadas, sem qualquer sequência temática.
A divulgação dos retábulos surgiu apenas em 1940, com a realização da exposição “Os Primitivos Portugueses. Segundo os especialistas, a data provável da execução do conjunto pictórico está situada entre os anos de 1535 e 1540.


in:jornalnordeste.com

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