Número total de visualizações do Blogue

8845580

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 28 de julho de 2012

Onze empreendedores distinguidos com Prémio EDP 2012


Onze empresários transmontanos foram hoje contemplados com um apoio monetário entre dois e dez mil euros para novos negócios, distinguidos pelo Prémio EDP Empreendedor Sustentável 2012.
Uma das premiadas, na cerimónia que decorreu na pousada da EDP, em Picote, no Nordeste Transmontano, foi a empresa "Manjares do Sabor", que vai confecionar e colocar no mercado refeições típicas transmontanas congeladas e ultra refrigeradas.
O mercado nacional, mas também o espanhol, são o destino de outro projeto vencedor, o mirandês Cachicos - Pedacinhos de Frutas de Terras de Miranda do Douro, dedicado à desidratação de frutas e legumes para "snacks", através de "vending machines".
A produção de cogumelos é outra das áreas de negócios premiadas, com a AgriAlves a apostar na cultura e transformação de cogumelos selvagens em estufa e inoculação em florestas e a complementar a atividade com a produção de ervas aromáticas e medicinais.
As ervas aromáticas e medicinais em modo biológico e prestação de serviços técnicos são a aposta de outra vencedora, a companhia das Ervas- Touchflowers, Lda.
O turismo rural e de natureza foram também distinguidos nas propostas das Casas do Bairinho, casas de aldeia recuperadas para fins turísticos, do ecoturimo da Quinta da Serrinha, o alojamento e atividades da Cardal- Bio Turismo e o mote do azeite que a Quinta do Gandarem propõe com turismo no espaço rural sob a temática do Oleoturismo.
O Prémio EDP distinguiu ainda a Helinorde, que aposta na produção, reprodução e transformação de caracóis, a Resiserv, com recolha, triagem e reciclagem de resíduos de construção e demolição, e os serviços de animação turística da Nordeste Vivo.
Dois dos vencedores receberam o valor mais alto e os restantes dois mil euros e todos beneficiaram de serviços de consultoria e apoio técnico nos últimos meses para criarem os novos negócios e empregos nos concelhos da barragem do Baixo Sabor, nomeadamente Torre de Moncorvo, Macedo de Cavaleiros, Alfândega da Fé e Mogadouro.
Os projetos dos premiados destacaram-se como os melhores entre as 38 novas empresas criadas em Trás-os-Montes no âmbito desta medida da EDP, que visa criar condições para manter a dinâmica económica na região para além da conclusão da barragem, prevista para 2013.
O Prémio EDP Empreendedor Sustentável visa estimular o aparecimento de novos projetos que contribuam para o desenvolvimento económico e social, proporcionado acompanhamento técnico aos promotores interessados e distinguindo os melhores projetos com apoio monetário.
A empresa anunciou que vai investir mais de um milhão de euros nesta medida nos próximos anos e manter o prémio por mais algumas edições depois de concluída a barragem.
O Baixo Sabor foi o primeiro a beneficiar, em 2010, deste prémio, entretanto alargado também aos concelhos da Barragem do Tua, onde decorre ainda a primeira edição do mesmo.


HFI.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário