Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Óh Nuno Crato. És mesmo Burro ou só andas a treinar?


Para partires em vantagem, dou-te uma de borla.
Não sou Professor.
E tu és?
Pois olha, não parece.
TURMAS COM 26 ALUNOS?
Olha lá pá.
Não sou Professor mas fui estudante.
Ainda concebo que no Secundário uma turma possa ter 26 alunos. São adolescentes ou adultos.
O professor pode “debitar” matéria uma atrás da outra. Os alunos ou aprendem, ou recorrem a explicações…era assim no meu tempo e é agora. E claro, têm sempre a possibilidade de mudar de vida, ou de se filiarem num partido político, como o teu e, depois, arranjarem uma equivalência qualquer que lhes dê o “papel higiénico”.
Óh Nunito. Uma turma de 26 alunos no Ensino Básico? Tás doido?
No Ensino Básico, o Professor/a tem que ensinar as letras. O A o B o C…etc. Já deves ter ouvido falar.
O Professor/a tem que pegar na mão da criança vezes sem fim…para a ajudar a desenhar no caderno, no quadro.
Um de cada vez, ouviste? Um de cada vez.
Enquanto pega na mão de um para desenhar o A, estarão 25…ouviste? 25, uns a chorar, outros com a cueca já borrada, uns a chamar pela mamã ou pelo papá e outros a bater no colega do lado.
Depois…o Professor/a tem que ir “atender” o 2º….eeeeee milagre, o 1º. regressa para manter o nº. dos 25.
Queres que continue a fazer o desenho ou, já percebeste?
E depois pode acontecer que entre de rompante na sala de aula, o papá, ou a mamã que, têm a certeza que deram à luz o génio da família, é só uma questão de tempo e, se não tiver o sucesso esperado, claro…a culpa é do Professor/a.
Óh Nunito. Sabes que as crianças borram as calças, mijam nelas durante as aulas? Ora como tratais, abaixo de cães, os/as Auxiliares de Educação, quando existem, na Escola…lá tem que ir o Professor/a a limpar o cú ao menino. Mas como a sala de aula não tem WC privativo…lá vão ficar os outros 25 à lei da bala. E se um deles com uma valente porrada parte os dentes ao “vizinho do lado”? Pode acontecer..ou não?
Tá fodi../. o Professor/a por se ter ausentado da sala de aula. Processo disciplinar, facada ou tiro do papá ou da mamã…e problemas para o resto da vida.
Olha Nunito. Sabes que mais? Nem escrevo mais nada para não ter que te mandar fod.. a ti e à corja que gravita à tua volta.
Não valeis um cara…


HM

4 comentários:

  1. Quem fala assim não é gago e sabe da poda! Completamente de acordo com as linhas traçadas amigo Henrique.Estou bem dentro do assunto e ainda te esqueces-te de um outro facto, que sem culpa das crianças em questão , acresce aos argumentos por ti apresentados , como seja a inclusão de alunos com necessidades especiais nas aulas normais , o que a meu ver não é benéfico para ninguém!Há tempos foi-me solicitado e por mim prontamente aceite, a ida à sala de aula dum familiar , ler umas histórias no âmbito do Dia Mundial da Leitura! Irrepetível amigo Henrique! Eram à volta de 23 alunos , alguns turbulentos mas já do meu conhecimento anterior , pelo que procurei logo desarmá-los puxando-lhes pelo ego em algumas pequenas e fáceis perguntas que lhes ia fazendo.Mas o que foi mais dramático foi a permanência de uma aluna do dito ensino especial , que não parou de gritar o tempo todo e nem a profissional que a acompanhava nem a Professora conseguiam apaziguá-la!Um drama! É lógico que a culpa não é da criança, mas sim dos grandes crâneos que pensam que misturados com os alunos normais é que é bom!!!Então e nas aulas de natação?Quem é que veste as crianças , lhes dá banho e as seca ( mal e porcamente é lógico dado o tempo exíguo de que dispõem) e as acompanha para o autocarro que as levarã de regresso às aulas!Muitos pais optaram por dispensarem os seus filhos pois no inverno a cada aula de natação correspondia 3 ou 4 dias de molho com constipação!O nosso mal é só haver crâneos , que fazem falta para pensar, mas quem põe a máquina a trabalhar serão sempre as pessoas normais!

    ResponderEliminar
  2. Vitor.

    É uma ENORME HONRA, ter neste modesto espaço um contributo de um Glorioso CAPITÃO DE ABRIL!
    GRATO!
    Grande Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Meu amiiiiigoooo! Imagina lá tu que, além do Nunito, há anões às resmas que acham muito bem.
    Em Setembro, a minha turma terá 26 alunos, 2 com necessidades educativas especiais. Na minha escola, haverá mais 5 turmas no género.
    E perguntas tu, do alto da tua sabedoria: e os professores, que dizem?
    Concordam, claro. Foram convocados para uma reunião para decidir sobre esse assunto.
    Só cá a ovelha ronhosa é que...... nem sequer teve oportunidade de ir à dita reunião. E quando deu a sua opinião...... já estava em acta. E esta?!?!?

    Bjis :)

    ResponderEliminar
  4. Normal querida amiga, perfeitamente normal...

    A Luta Continua!

    Bjs

    ResponderEliminar