Para ajudar as famílias mais carenciadas do concelho, a câmara de Macedo de Cavaleiros está a promover uma iniciativa com manuais escolares usados.
Numa altura em que o arranque no novo ano lectivo está quase a começar, a autarquia apela a quem tenha livros usados, que os entregue na Unidade de Desenvolvimento Social e Educativo – Serviços Sociais da autarquia para depois serem distribuídos por mais precisa. “Nós pretendemos recolher manuais escolares que possam ser reutilizados por outros jovens com algumas necessidades e que não tenham possibilidade de adquirir”, explica a vereadora da educação, Sílvia Garcia, acrescentando que “os livros estão a ser concentrados no Ecosolidário e as famílias com necessidades a este nível podem dirigir-se lá para ver se existem os manuais para os seus filhos”. Em Alfândega da Fé, também, foi criado um banco de manuais escolares, que funciona nas instalações da Liga de Amigos do Centro de Saúde.A autarca local realça que o objectivo é reduzir as despesas das famílias.“É importante evitar o desperdício e apoiar as famílias”, considera Berta Nunes lembrando que “a câmara de Alfândega chegou a dar os livros a todas as famílias independentemente das suas necessidades económicas”.
Mas agora “a câmara vai apoiar os mais carenciados, pois não temos recursos para apoiar todos”. Ainda assim, “as famílias com recursos podem gastar menos dinheiro, trocando os livros que têm por outros”.
Esta iniciativa tem como destinatários crianças e jovens que frequentem o ensino Básico e Secundário.
Escrito por Rádio Brigantia e Rádio Onda Livre (CIR)
Sem comentários:
Enviar um comentário