O auditório de Tuizelo, em Vinhais, acolheu a apresentação de imagens e sons recolhidos há quarenta anos no concelho, pelo etnomusicólogo Michel Giacometti.
O material foi agora convertido num documentário pela TRADISOM Produções Culturais.
O director, José Moças, diz que estes documentários são uma forma das pessoas conhecerem o passado de familiares e os cânticos tradicionais.“Durante este ano estou a fazer um percurso por várias aldeias onde Giacometti passou há 40 anos a filmar, para mostrar as filmagens às pessoas e lhes devolver a emoção de reverem familiares e de reverem a eles próprios”, enaltece o responsável.
José Moças trabalhou com Giacometti nas gravações nos anos setenta e oitenta para o trabalho que ficou conhecido como “Povo que canta seu mal espanta”.“Estive acampado em 76 em Tuizelo.
Gravámos em Caçarelhos, na Quadra, Vilar de Ossos e curiosamente encontrei pessoas aqui que se lembravam do grupo da malta nova”, recorda José Moças.
A população que assistiu à exibição do documentário mostrou-se satisfeita e orgulhosa com o filme que retrata as pessoas e a aldeia de Tuizelo.
Povo que canta seu mal espanta, são as gravações de Giacometti que foram ontem mostradas em Tuizelo.
Escrito por Rádio Vinhais (CIR)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário