Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Bloco exige reabertura das urgências oftalmológicas 24 horas

O Bloco de Esquerda exige que as urgências oftalmológicas regressem à Unidade Local de Saúde do Nordeste 24 horas por dia.
Desde Outubro de 2007 que o serviço foi reduzido e agora só funciona das 9H às 14H, nos dias úteis e feriados.
Depois das 14H e até às 20H, quem necessitar de cuidados dessa valência tem de se deslocar ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, durante os dias úteis ou feriados.Ao fim-de-semana, a única alternativa é mesmo o Hospital de São João, no Porto.
Esta situação obriga os utentes a percorrer centenas de quilómetros para poderem aceder ao serviço de oftalmologia, em caso de urgência.
O Bloco de Esquerda de Bragança considera que é inaceitável.“Nós ficamos estupefactos com esta situação”, afirma Marco Mendonça. “Os serviços só funcionam das 9H às 14H nos dias úteis e feriados. À tarde as pessoas têm de se deslocar a Vila Real e ao fim de semana têm de ir ao Porto”, explica, acrescentando que “é inadmissível fazer tantos quilómetros para um utente ser atendido”.
Através do deputado João Semedo, os bloquistas já questionaram o Ministério da Saúde mas exigem que o serviço de urgência oftalmológica seja reaberto na região.“Nós perguntámos ao Governo se tem conhecimento da situação, se considera aceitável as pessoas fazerem 200 quilómetros para aceder a um tratamento e que medidas vai implementar para garantir a existência deste serviço”, revela o responsável. “Nós queremos que os serviços sejam mantidos duramente 24 horas pelo menos num hospital do distrito”, refere, salientando que “nós não somos portugueses de segunda, somos como os outros e temos de ter direito a este serviço no Serviço Nacional de Saúde”.
O Bloco de Esquerda de Bragança a considerar que os transmontanos estão a ser lesados no acesso aos serviços de saúde.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário