Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bragança. Monumentos com música no próximo fim de semana

Um dos mais emblemáticos monumentos da cidade de Bragança, a Domus Municipalis, acolhe, no sábado, um dos concertos de um novo festival que durante dois meses oferece espetáculos em alguns dos principais monumentos do Vale do Douro.
O “Festival 8 Mãos, monumentos com música” tem programados 12 concertos nos fins de semana de setembro e outubro, assumindo-se como um “original evento que alia o património monumental à excelência da música”.
A iniciativa tem o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e é organizada pela empresa “De Si Para Si”, contando ainda com as parcerias do Museu do Douro, da Douro Alliance e das autarquias envolvidas.
O festival começou no passado fim de semana em Penedono e Tabuaço e prossegue, no último fim de semana de setembro, em Bragança, com a atuação, no sábado à tarde, do quarteto galego de harpas “Lulavai”, na Domus Municipalis, junto à Torre de Menagem do castelo.
A Domus Municipalis é um monumento singular da arquitetura românica civil, do período tardo medieval, segundo descrição da DRCN, e acredita-se que terá servido de local de reunião aos decisores da época.
O mesmo espetáculo repete-se no domingo, à mesma hora, no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, ao ar livre, no pátio do “Claustro do Capítulo”.
A entrada é livre em todos os concertos.
De acordo com a DRCN, este novo festival “possui características únicas que o diferenciam de outros, uma vez que todos os concertos vão realizar-se em monumentos classificados ou de interesse público, envolvendo somente formações em quarteto”.
Harpas, violoncelos, saxofones, cordas, entre outros instrumentos, vão poder escutar-se ao longo dos dois meses em Vila Real, Bragança, Vimioso, Freixo de Espada-à-Cinta, Lamego, Tarouca, Tabuaço, Peso da Régua, Carrazeda de Ansiães, Mesão Frio e Penedono.
Os espetáculos envolvem músicos de nacionalidade portuguesa, espanhola, norte-americana, uruguaia e da República Checa.
 
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário