Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mogadouro já aprovou reorganização territorial

Apesar da câmara de Mogadouro ser contra a agregação de freguesias, a assembleia municipal já aprovou a proposta do novo mapa administrativo.As actuais 28 freguesias vão ser reduzidas a 22.
O presidente da câmara diz que foi preferível apresentar uma proposta do que deixar o assunto ao critério de uma comissão nacional.“Há uma lei que é preciso cumprir e é preferível nós fazermos uma proposta de agregação das freguesias porque se deixarmos isso á mercê de uma comissão nacional que depois as vai unir sem perguntar nada a ninguém” afirma, defendendo que “não se justifica uma agregação de freguesias porque reira proximidade a 25% pessoas acima dos 65 anos”.
Além disso, para Moraes Machado “é muito duvidoso que se vá economizar seja o que for, mas mesmo que isso aconteça vai ser tão pouco que representaria na nossa economia uma poupança nos fósforos”.
A proposta sugere a agregação de Remondes com Soutelo, Brunhosinho com Castanheira e Sanhoane.Valverde, Vilar do Rei e Vale Porco vão juntar-se à freguesia de Mogadouro, o que para o autarca não é nada bom.“A regra que tem presidido a estas coisas é a passagem de gente das aldeias para a vila que cresce desmesuradamente”, refere. “Temo que a agregação das freguesias vai retirar competências a uma população que tem a sua identidade.
Mesmo sendo benéfico para a vila, é prejudicial para a o concelho em si”, considera Moraes Machado.Apesar de ter menos de 150 habitantes, número estipulado como critério para a agregação, Ventoselo vai manter o estatuto de freguesia. “Há uma freguesia com 146 habitantes, que tem características muito próprias e que reclamou dos Censos, por isso, apesar de faltarem quatro habitantes pedimos para que ficasse como freguesia”, explica o autarca.
Esta proposta de reorganização no concelho de Mogadouro foi aprovada na última assembleia municipal.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário