Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Parque Natural de Montesinho atrai apicultores de fora da região

Há apicultores de fora da região e da vizinha Espanha que vêm instalar as colmeias na zona do Parque Natural de Montesinho, em Bragança.
Só entre Julho e Setembro, 70 por cento das colmeias instaladas nesta área são de produtores de fora da região.
A boa qualidade do mel produzido nesta área e a garantia de escoar o produto a bom preço são as principais razões que o presidente da Associação de Apicultores do Parque Natural de Montesinho aponta para a mobilidade dos apicultores. “Criou-se uma estrutura comercial que se tivéssemos o dobro da produção teríamos mercado para ela. Nós conseguimos escoar toda a produção dos produtores e é necessário mais produção. Isto veio criar a apetência de apicultores vizinhos de utilizarem este espaço para produzirem mel que é neste espaço”, realça o responsável.
Manuel Gonçalves, que também é presidente da Federação Nacional dos Apicultores de Portugal, diz que o próximo passo é ordenar o território para evitar a competição entre os produtores de mel.“Não é problema nenhum. É uma situação nova que nos leva a fazer o ordenamento apícola do território com as vantagens de aqueles que vêm saberem que para o local onde vão não têm competição e que não seja rentável a instalação e também para aqueles que cá estão saberem que não há apiários competidores que lhe prejudique ou elimine mesmo a produção”, salienta Manuel Gonçalves.
A Associação assegura o controlo das questões sanitárias exigidas com a mobilidade de colmeias, para que esta nova tendência seja benéfica para todos os apicultores.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário