Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Freguesia de Espinhosela quer contrapartidas pela água que dá a Bragança

A junta de freguesia de Espinhosela, no concelho de Bragança, quer contrapartidas pela água que é extraída em captações locais e que abastecem a cidade.
Há cerca de 30 anos que a câmara municipal construiu uma captação em Cova de Lua e que ainda hoje é utilizada para dar água à cidade, de forma a poupar as reservas da barragem da Serra Serrada.
“Por volta de Junho e Julho saem aproximadamente dois mil metros cúbicos de água por dia sendo que a cidade de Bragança gasta seis a sete mil metros cúbicos por dia. Isso representa muito”, refere o presidente da junta.
Por isso, o Telmo Afonso reivindica contrapartidas para a freguesia nomeadamente ao nível do saneamento básico.“Isto já vem desde os executivos anteriores que deviam ter olhado para a freguesia de outra forma”, considera. “A aldeia de Espinhosela tem saneamento há seis anos.
Terroso está agora a ser concluído mas as outras duas aldeias da freguesia, Cova de Lua e Vilarinho ainda não têm” lembra o autarca, acrescentando que “a freguesia de Espinhosela devia ter sido das primeiras a ter saneamento básico nas quatro aldeias em contrapartida pela água que dá à cidade”.
Telmo Afonso fala ainda nos prejuízos que a freguesia teve ao nível do regadio na sequência da construção dessa captação.“Desde que se começou a retirar água para a cidade que as nascentes para os regadios das aldeias aqui à volta ressentiram-se e muito”, assegura.
Ainda assim, a execução do saneamento nas aldeias de Cova de Lua e Vilarinho deverá arrancar em breve pois a obra já foi candidata a fundos comunitários.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário