Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Há 10 anos a resolver problemas sociais

A Associação “Reaprender a Viver” (ARV) comemora, es­te ano, dez anos ao serviço da comunidade. É uma instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que abrange todo o concelho de Bragança. No total, a associação tem 750 utentes sinalizados.
Dá apoio social aos jovens e outras pessoas que se encontrem em situação de carência, nomeadamente desempregados, toxicodependentes, alcoólicos, vítimas de maus-tratos, reclusos e ex-reclusos, imigrantes, famílias multiproblemáticas e vítimas de exclusão social.
“Esta instituição nasceu com base no voluntariado. Podemos dizer que nasceu numa tertúlia de café, para dar resposta às problemáticas sociais do concelho”, refere o presidente da Assembleia Geral da ARV, Victor Batista.
 A ARV dá apoio através da Equipa de Intervenção Directa (EID). É um serviço constituído por unidades de intervenção junto da população toxicodependente, as suas famílias e junto das comunidades afectadas por este fenómeno. O trabalho de rua, em que há o contacto directo entre técnico e utente, a promoção de campanhas de sensibilização e visitas domiciliárias são alguns exemplos do trabalho desenvolvido pela associação.
 A equipa de intervenção é constituída por quatro elementos, designadamente uma psicóloga, uma assistente social, um sociólogo e uma animadora sociocultural.
“A equipa visa fomentar a integração dos toxicodependentes em processo de recuperação, tratamento, reinserção social e também incentivar a cooperação da família”, acrescenta Victor Batista.
“O mundo cá dentro”
A Associação tem, neste momento, um projecto de voluntariado intitulado “O mundo cá dentro”, que visa o treino de competências pessoais e sociais dos reclusos do Estabelecimento Prisional de Bragança.
A ARV funciona em simultâneo com o Gabinete de Inserção Social (GIP), que se destina a jovens e adultos desempregados.
Trabalha em parceria com o Centro de Emprego de Bragança, no sentido de apoiar, informar e orientar os indivíduos para as medidas de apoio ao emprego e formação profissional.


in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário