Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Miranda do Douro: Universidade do Porto vai efetuar escavações arqueológicas em Picote

A associação Frauga e a Universidade do Porto (UP) vão estabelecer uma parceria e iniciar escavações arqueológicas na localidade de Picote, junto ao Douro Internacional, numa área já referenciada por especialistas.
"Este local arqueológico terá sido um importante local durante a ocupação romana, já que ali convergem diversos castros e outras fortificações", avançou Jorge Lourenço, da Frauga - Associação Para o Desenvolvimento Integrado de Picote.
O início das prospeções está previsto para maio de 2013.
A importância arqueológica da Fraga do Puio tem sido atestada ao longo dos anos através de diversas escavações arqueológicas que têm trazido à superfície alguns achados que despertam a curiosidade dos investigadores.
"Pretende-se agora implementar um projeto arqueológico de longo prazo, no sentido de ser desenvolvido um projeto arqueológico que desperte a atenção dos investigadores e de alunos da UP ligados à área da arqueologia", acrescentou o dirigente associativo.
Os responsáveis pela Frauga estão convencidos de que a criação de um campo arqueológico nas imediações da aldeia poderá potenciar o seu desenvolvimento económico.
"O protocolo assinado com UP não abrange só o campo da arqueologia, mas será também extensível à língua e cultura mirandesas", frisou Jorge Lourenço.
A REN já financiou o projeto com cerca de 70 mil euros, que serviram igualmente para recuperar um bosque autóctone, situado nas imediações daquela aldeia transmontana.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário