A associação Frauga e a Universidade do Porto (UP) vão estabelecer uma parceria e iniciar escavações arqueológicas na localidade de Picote, junto ao Douro Internacional, numa área já referenciada por especialistas.
"Este local arqueológico terá sido um importante local durante a ocupação romana, já que ali convergem diversos castros e outras fortificações", avançou Jorge Lourenço, da Frauga - Associação Para o Desenvolvimento Integrado de Picote.O início das prospeções está previsto para maio de 2013.
A importância arqueológica da Fraga do Puio tem sido atestada ao longo dos anos através de diversas escavações arqueológicas que têm trazido à superfície alguns achados que despertam a curiosidade dos investigadores.
"Pretende-se agora implementar um projeto arqueológico de longo prazo, no sentido de ser desenvolvido um projeto arqueológico que desperte a atenção dos investigadores e de alunos da UP ligados à área da arqueologia", acrescentou o dirigente associativo.
Os responsáveis pela Frauga estão convencidos de que a criação de um campo arqueológico nas imediações da aldeia poderá potenciar o seu desenvolvimento económico.
"O protocolo assinado com UP não abrange só o campo da arqueologia, mas será também extensível à língua e cultura mirandesas", frisou Jorge Lourenço.
A REN já financiou o projeto com cerca de 70 mil euros, que serviram igualmente para recuperar um bosque autóctone, situado nas imediações daquela aldeia transmontana.
in:rba.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário