Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Pais de Salsas revoltados com encerramento da escola

É com indignação que os pais das crianças de Salsas, em Bragança, assistem hoje ao início do ano lectivo.
Encarregados de Educação e população não aceitam que o estabelecimento de ensino encerre.
A escola funcionava há mais de 50 anos e tinha 14 alunos inscritos. Os alunos vão agora percorrer cerca de 20 quilómetros até Izeda.
No primeiro diz de aulas há pais na aldeia de Salsas que ainda não sabem para que escola vão os filhos vão. Os encarregados de educação consideram a situação lamentável.
É o caso de Acácio Gomes, que diz que “ninguém” lhe adiantou “se as crianças vão para Izeda ou para Bragança”.Já Luís Gonçalves diz que preferia que o filho “fosse para Bragança”.
O facto de as crianças terem de fazer viagens de autocarro é outra das preocupações destes pais.Acácio Gomes conta que “é complicado as crianças levantarem-se tão cedo e andarem tanto tempo” de transportes públicos.Os habitantes da aldeia dizem mesmo que estas políticas de encerramento de serviços só vai contribuir para agravar a desertificação do Interior.
Manuel Pereira sublinha que “o que se está a fazer é despovoara as aldeias e movimentar a cidade”.
O presidente da Junta de Salsas, Filipe Caldas, lamenta que as entidades competentes não tenham informado devidamente as famílias das crianças. “Ninguém nos diz nada, ninguém nos informa, é uma tristeza muito grande”, concluiu.
Ao que a Brigantia apurou as crianças vão ser transferidas para Izeda.


Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário