Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Palombar ensina a fazer construções em xisto

Há cada vez mais habitações na região construídas ou reconstruídas em pedra.Quem o diz é Nuno Martins, da Palombar.
A associação organizou, durante o fim-de-semana, um workshop dedicado às construções em xisto.
Nuno Martins diz que é preciso apostar na especialização da mão-de-obra, uma vez que “há falta de pessoas que saibam trabalhar a pedra”, daí as construções ficarem mais caras.

A aldeia de Atenor, em Miranda do Douro, acolheu aqueles que quiseram aprender esta arte.Nuno Martins diz que depois da requalificação dos pombais tradicionais no Nordeste Transmontano, agora a associação promove a conservação do património típico da região. “Decidimos criar este Workshop porque a primeira edição foi um sucesso e queremos continuar a preservar o património e dar continuado ao trabalho iniciado anteriormente”, explicou.No Workshop participaram portugueses, mas também estrangeiros.
Foi o caso de Vanessa Solano, que veio de Espanha. A engenheira civil diz que prefere trabalhar com a pedra do que com outros materiais “que são prejudiciais para o meio ambiente”.
O Workshop de Técnicas de Construção em Pedra de Xisto é organizado pelo segundo ano consecutivo no Planalto Mirandês.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário