Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Quintela de Lampaças - População corta obras da auto-estrada


A população de Quintela de Lampaças, no concelho de Bragança, cortou esta manhã os acessos às obras da Auto-estrada Transmontana.
As máquinas e camiões que operam na empreitada não puderam trabalhar porque a passagem foi barrada por vários tractores.De recordar que a população reivindica a construção de uma passagem superior naquela zona para o acesso a terrenos agrícolas.  Depois de várias diligências feitas pelo movimento de cidadãos, junta de freguesia e câmara municipal, a falta de respostas levou a que a população se manifestasse hoje. “Acabou! Ou resolvem isto ou tapa-se. 
Há tractores que não conseguem passar aqui”, refere Carlos Alberto Almoster. “Eu tenho oliveiras e castanheiros aí para trás. Vou numa burrinha. Como é que passo?”, questiona Teresa Assunção Pires, acrescentando que “a passagem superior fazia aqui muita falta”. “Se vier por aqui demoro cinco minutos, se for dar a volta demora um quarto de hora. Mas por aqui é difícil passar. 
O meu jipe passa à justa, sem vem uma pessoa temos de esperar que ela passe primeiro para passar eu depois”, explica André Pires.
O representante do movimento de cidadãos diz que a população não teve alternativa se não partir para o corte das obras.“A solução não aparece temos de ir para a força”, afirma José Exposto. “Os nossos governantes têm de tomar posição porque isto já ultrapassa os responsáveis locais. 
Dizem que não há dinheiro, então tem de se ir saber dele a Lisboa”, salienta.O presidente da junta de freguesia de Quintela de Lampaças lamenta a falta de respostas da Estradas de Portugal e da concessionária e pede que, pelo menos seja, alargada uma passagem inferior já existente para permitir a passagem de tractores.“Já que não nos fazem a passagem superior então que nos ponham esta em condições para máquinas agrícolas. Que tenha pelo menos quatro metros de altura”, afirma Vítor Costa, acrescentando que “há dinheiro para a passagem de corços e outras coisas, mas para servir a população não há”.
A câmara de Bragança está solidária com a população.O vereador municipal, Hernâni Dias, também esteve no local e confirma que os contactos feitos ainda não surtiram efeito. “Oficialmente não obtivemos qualquer resposta. De todas as comunicações que o município fez, até ao momento não houve resposta oficial”, garante.
Contactada a concessionária, o responsável da Auto-estradas XXI não quis fazer comentários ao assunto dizendo apenas que estava a ser analisado.
Em comunicado, o gabinete de comunicação da Estradas de Portugal diz que a empresa “conjuntamente com a Autarquia e a Concessionária está a estudar a possibilidade de criar uma alternativa que melhor possa servir as necessidades da população local”.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário