Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Centro de recria de raça bísara surge em Vinhais

A construção de um Centro de Recria e Melhoramento da Raça Bísara em Vinhais é um dos objectivos da associação de Criadores desta raça.
A responsável pelo livro genealógico desta raça revela que a autarquia já cedeu o terreno à associação e não tem dúvidas que este centro iria contribuir para o aumento de explorações desta raça. “A autarquia de Vinhais já nos ofereceu um terreno para construir esse centro.
É importante para a associação trabalhar o melhoramento da raça. Para sermos nós a criar os animais para depois colocarmos nas explorações”, salienta Carla Alves. Os novos projectos para a instalação de explorações de porcos bísaros contemplam mais de 20 animais.
Por isso, a associação quer conquistar novos mercados para escoar a carne em fresco. “É tempo de dar mais algumas garantias aos produtores de que trabalhando com a raça bísara o seu escoamento está garantido. Em Vinhais isso tem sido conseguido, porque a maioria trabalha com a raça para a produção de fumeiro, que tem procura e tem escoamento. Temos é que dar um passo ao nível da comercialização da carne fresca”, realça Carla Alves.
A representante da raça bísara confessa, ainda, que a estratégia de comercialização pode passar pelo agrupamento de representantes das raças autóctones da região.“Quem sabe até com parcerias com outras raças na nossa zona, porque o que é importante é ganhar escala. Temos uma oferta de qualidade e só com a união de todas estas raças conseguimos chegar ao mercado com menos custos”, conclui.
Actualmente, a raça bísara conta com cerca de 3 mil porcas reprodutoras dispersas por 120 explorações.
 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário